top of page

Jovens de Uberlândia apresentam soluções criativas para problemas da atualidade

Feira de Empreendedorismo ArteMove acontece dia 30/11 no Centro Municipal de Cultura com entrada franca!


*Por Ciclo Assessoria

( Foto de Divulgação: ArteMove - Feira de Empreendedorismo )

Cento e vinte jovens de Uberlândia tiveram a oportunidade de participar do projeto ArteMove – Cultura e Empreendedorismo, que teve como foco prepará-los para o trabalho e a vida.


Durante as oficinas que aconteceram semanalmente na E.E. Lourdes de Carvalho, no bairro Alvorada, e na Fundação CDL Uberlândia, eles vivenciaram duas metodologias que unem o empreendedorismo e a cultura para formar jovens capazes de criar projetos que impactem suas vidas e o mundo ao redor.


O resultado deste trabalho será apresentado ao público na Feira de Empreendedorismo ArteMove, que acontecerá na quarta-feira, 30 de novembro, às 19h, na área externa do Centro Municipal de Cultura de Uberlândia, com entrada franca.


Segundo a arte-educadora, Luciene Andrade, ao todo serão apresentados 15 projetos. Os participantes desenvolveram desde projetos de plataformas e aplicativos de incentivo ao estudo, que potencializam o aprendizado para os jovens, em áreas específicas, como literatura, matemática, até projetos na linha de alimentos, de dietas específicas, por exemplo.


“Quero ressaltar o empenho desses jovens que abraçaram esta oportunidade, a exemplo do Halam, que superou distâncias, dificuldades e trabalhou muito na produção detalhada de um projeto de tecnologia para área médica de inclusão e acesso à saúde, com calendário de vacinas e muito mais”, conta.

Além disso, Luciene ressalta o quão importante foi para estes jovens participarem deste projeto que tem na arte uma ferramenta de trabalho, através da qual eles podem se ressocializar após o período de isolamento social. “A gente pôde perceber isso nas práticas do dia-a-dia, em uma simples interação em uma cena com o colega ou em um momento de reflexão e exposição em que eles podiam se perceber menos tímidos, como é o caso da aluna Luciana Neves que se destacou por mostrar um viés mais artístico, com produção de poemas”, acrescenta a arte-educadora.


Para a aluna, participar do projeto foi uma grande oportunidade. “Eu achei o ArteMove muito bacana, porque através dele eu pude me expressar mais. No começo, muitos de nós estávamos com vergonha, fechados, e aí fomos nos abrindo e agora a feira também será uma oportunidade muito boa pra gente nesse sentido”, relata a adolescente de 18 anos que, no evento, irá apresentar o aplicativo para estudar matemática que desenvolveu em conjunto com seu grupo.


O coordenador pedagógico do projeto, Rafael Michalichem, ressalta que a Feira é a coroação do trabalho. “É uma feira de empreendedorismo que tem um olhar mais artístico, um pensamento mais criativo para a ideia de projeto. A gente não pensa o empreendedorismo somente no sentido empresarial, mas no sentido de empreender um projeto, que pode ser de qualquer tipo, e que envolva planejamento, organização, execução. É uma formação para jovens terem uma visão de vida e atitudes empreendedoras, uma formação impulsionada por meio de vivências artístico-culturais que tem o objetivo de ajudar estes jovens a transformarem sonhos em realidade, contribuindo para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, preparando-os para a transição entre o mundo da educação e do trabalho, e para a vida de modo geral”, resume Michalichem.


eZAPe! Virtudes Empreendedoras + Pedagogia do Encantamento

( Foto de Divulgação: ArteMove - Feira de Empreendedorismo )


O projeto ArteMove – Cultura e Empreendedorismo é fruto dos mais de 14 anos de parceria entre o EMCANTAR Social e o IAMAR – Instituto Alair Martins. Para este projeto, as duas organizações uniram o programa educacional do IAMAR - eZAPe! Virtudes Empreendedoras (que já formou mais de 65 mil jovens, dotando-os de uma filosofia de vida funcional para sua emancipação pessoal, social e produtiva) com a Pedagogia do Encantamento, sistematizada nos 25 anos de trajetória do EMCANTAR.


Assim, o trabalho foi dividido em três etapas ou “atos”. No 1º ato, chamado de HABITAR O MUNDO, os alunos são convidados a pensar a sua relação com o mundo, mapeando seus valores e percebendo sua identidade. No 2º ato, CRIAR NO MUNDO, os alunos são convidados a criar um projeto que tenha efeito no mundo. No 3º ato, COMPARTILHAR COM O MUNDO, eles organizam a apresentação dos projetos no formato da Feira de Empreendedorismo.


“Além dos três atos, o projeto ArteMove possui outros dois importantes momentos, que também fazem analogia à produção artística – o Prólogo, chamado de ENCONTRO DE SONHOS; e o Epílogo, chamado E VOCÊ. Estas duas etapas são fundamentais para os participantes estreitarem laços, conhecerem os sonhos e desejos individuais e refletirem sobre perspectivas, visões e planos de vida. O coletivo e sua potência para o desenvolvimento humano é trabalhado nos três atos, enquanto nestes dois momentos que abrem e fecham a trilha de conteúdos, reforçamos a individualidade e o potencial de cada pessoa para transformar sua vida. Reitero a crença de todos na organização do projeto de que a Cultura e o Empreendedorismo são capazes de mover juventudes rumo à novas atitudes e uma visão de mundo ampliada”, diz Ludmila França, gerente executiva do IAMAR.


MAIS SOBRE O IAMAR - Instituição de natureza educacional, socioambiental e cultural, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP e mantida pelas empresas Martins e Tribanco. Atua desde 2005 com a missão de desenvolver o potencial de adolescentes e jovens para construir visões do futuro e transformá-las em realidade por meio da Educação para o Empreendedorismo, contribuindo para o seu crescimento nos campos pessoal, social e produtivo e na promoção de uma cultura de preservação ambiental. Em seus quase 18 anos de atuação, já foram beneficiados mais de 100 mil jovens em projetos próprios e com parceiros. Sobre o Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras: http://virtudesqueencaminham.org.br/zape-programa/


MAIS SOBRE A CIA. CULTURAL EMCANTAR - Fazer arte e encantar pessoas! É assim que há 25 anos, a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de encantar e inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais. Com duas frentes de atuação – o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL – a companhia realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de formação para infância e juventude. Em mais de duas décadas, já reuniu mais de 400 mil pessoas em espetáculos, 20 mil crianças e adolescentes e pessoas da comunidade beneficiados em projetos sociais, mais de 100 projetos desenvolvidos, além de 10 títulos e premiações. Pedagogia do Encantamento: https://www.emcantar.org/pedagogiadoencantamento


SERVIÇO:

Feira de Empreendedorismo ArteMove

Dia 30 de novembro (quarta-feira) – 19h

Área externa do Centro Municipal de Cultura de Uberlândia (Pç. Prof. Jacy de Assis – Centro)

Entrada franca!

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page