Durante um mês, empresa doará 5% do faturamento para a realização de exames genéticos em mulheres de baixa renda com diagnóstico de câncer de mama
*Texto e foto: divulgação
A Jamming Joias, marca das sócias Paula Bernardes e Paola Paz, se uniu à Associação Pérolas de Minas e ao Laboratório Personal em prol do Outubro Rosa. Durante um mês, entre os dias 15 de outubro e 15 de novembro, a empresa irá doar 5% do faturamento de todas as vendas realizadas no site e na loja física para a realização de exames genéticos em mulheres de baixa renda com o diagnóstico de câncer de mama.
O objetivo da marca é impactar de forma significativa a trajetória e o tratamento das pacientes, que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um exame de ponta, que fornece informações que auxiliam na conduta médica, no tratamento e na orientação a ser seguida por toda a família.
A ação irá contemplar todas as mulheres ajudadas pelo Pérolas de Minas que tiverem a indicação prévia dos seus oncologistas para a realização do exame genético. Elas deverão preencher um questionário elaborado por geneticistas voluntários e pelo corpo técnico do Laboratório Personal, que é especializado nesse tipo de exame. A seleção das pacientes será feita de acordo com a renda, histórico familiar da doença e idade do diagnóstico do câncer de mama.
“As mulheres que forem selecionadas irão realizar o exame genético no nosso laboratório e serão assessoradas do início ao fim por uma equipe voluntária de geneticistas renomados. Nosso intuito é garantir tanto o suporte para orientar a equipe médica envolvida no tratamento como o apoio e acolhimento da paciente”, explica Dra. Juliana Carneiro, Diretora Científica do Laboratório Personal.
Além de possibilitar que mais mulheres tenham acesso ao teste genético, que é pouco acessível e de alto custo, a Jamming também busca, com a ação, atingir e alertar mulheres entre 30 e 40 anos, que, em sua maioria, não consideram o risco de desenvolver o câncer de mama, mesmo que os casos nessa faixa etária estejam aumentando.
“Essa é uma causa de extrema importância que, nós, como uma marca comprometida com causas de empoderamento, autocuidado e bem-estar feminino, fazemos questão de vestir a camisa. Queremos alertar as mulheres sobre a importância de se tocar, fazer o autoexame e ter uma agenda anual de acompanhamento com ginecologista para a realização do ultrassom, já que a mamografia não é indicada para a faixa etária entre os 30 e 40 anos”, conta Paula.
O Pérola de Minas é uma associação criada por mulheres que passaram pelo câncer de mama. “Além de promovermos reuniões, visitas e darmos apoio às famílias, nós também distribuímos kits de autocuidado, para devolvermos um pouco da autoestima que muitas perdem durante o tratamento, e uma pulseira solidária, que é o nosso principal amuleto. Feitas de pérolas, cada peça carrega a história de superação de uma integrante do grupo e é um símbolo de amor ao próximo, esperança, coragem e agradecimento à vida”, explica Maria Luiza Oliveira, presidente associada voluntária.
Por ser uma marca amante das pérolas, dos simbolismos e de histórias com significado, a Jamming não teve dúvidas ao escolher a associação para a ação. “Nos encantamos desde o primeiro momento com todo o trabalho realizado pela Associação Pérolas de Minas. Queremos dar a essas mulheres de baixa renda acesso à uma medicina personalizada e acreditamos que, ao longo da campanha, conseguiremos fazer a diferença na vida e no tratamento delas”, afirma Paola.
Sobre a Jamming Joias A Jamming Joias foi idealizada e desenvolvida pelas sócias Paula Bernardes e Paola Paz para preencher uma lacuna no mercado e atender mulheres que nem sempre querem fazer altos investimentos em acessórios, mas prezam pela qualidade e durabilidade dos produtos. A empresa desenvolve peças em prata de lei, que recebem uma camada espessa de ouro 18k ou de ródio, metais nobres que garantem brilho, cor e resistência, e todo o processo de montagem e acabamento dos acessórios é feito à mão, o que garante à Jamming o selo de slow-fashion.
Instagram: https://www.instagram.com/jammingjoias/
Sobre a Associação Pérolas de Minas
O Pérolas de Minas é uma associação criada por mulheres que passaram pelo câncer de mama e tem como objetivo apoiar e acolher pacientes que estão em tratamento da doença. O Pérolas surgiu de uma lacuna, percebida pelas primeiras integrantes, de muitas mulheres que não tinham acesso à informação, não sabiam dos seus direitos devidos e se sentiam desamparadas e sem autoestima.
Com cerca de 260 integrantes, a associação promove reuniões mensais, palestras, visitas, acompanhamento nas sessões de quimioterapia e radioterapia, apoio às famílias e distribui kits de autocuidado (lenços, esmalte e batom) e a pulseira solidária. Sempre levando esperança e amparo às mulheres, a pulseira solidária é o principal amuleto do grupo. Feita de pérolas, a pulseira foi criada com o objetivo de incentivar mulheres em tratamento do câncer de mama. Cada pulseira leva consigo a história de superação de uma integrante do Grupo Pérolas de Minas, que venceu a doença. É um símbolo de amor ao próximo, esperança, coragem e agradecimento à vida.
Site: www.perolasmg.com.br
Instagram: www.instagram.com/perolasmg/
E-mail: perolasminasgerais@yahoo.com.br
Sobre o Laboratório Personal
O Laboratório Personal atua desde 2017 na realização de exames genéticos, um dos pilares da medicina personalizada. Cada indivíduo possui um perfil genético único e este perfil deve ser considerado para a definição do tratamento mais eficaz para cada paciente. A equipe do laboratório é formada por profissionais capacitados, desde médicos oncologistas e geneticistas, até biólogos e biomédicos com expertise na realização e interpretação de exames genéticos.
O câncer é uma doença causada por diferentes fatores; entretanto, hoje já se sabe que o fator genético possui grande relevância, tanto para o risco de desenvolvimento do tumor, quanto para predizer uma melhor resposta do paciente oncológico a tratamentos. Sabe-se também que uma parcela dos cânceres é germinativa (proveniente das células que dão origem aos gametas). Isso significa que o paciente, nesses casos, nasce com uma mutação genética que aumenta o risco de desenvolvimento da doença durante sua vida.
Pacientes com câncer em idade precoce, e aqueles que possuem história de câncer na família possuem uma chance de ter nascido com uma mutação genética que contribuiu para o surgimento da doença. Existem diferentes testes genéticos com potencial de detectar essas alterações genéticas germinativas. Este exame é uma ferramenta que contribui e direciona a definição da conduta médica no tratamento. Além disso, é uma importante ferramenta para avaliar o prognóstico do paciente, e também possibilita a realização do aconselhamento genético para as famílias dos pacientes que possuem a mutação.
A equipe do Personal acredita que a medicina personalizada não envolve apenas o exame, mas deve compreender todo o atendimento e acolhimento ao paciente que, muitas vezes, encontra-se desamparado e precisando de apoio. São realizadas consultorias antes e após a realização dos exames, esclarecendo qualquer dúvida que médicos e pacientes possam vir a ter.
Instagram: www.instagram.com/personaldiagnostica/
Comments