Wilson Rodrigues | Fotos Íris Senne
Vivendo a era digital e buscando se posicionar diante da evolução tecnológica, Ituiutaba está criando um novo cenário no varejo, promovendo uma revolução sem precedentes para atrair empreendedores a investir no município. A mudança de comportamento dos consumidores, com novas preferências de compra e o crescimento do comércio eletrônico em todos os níveis, juntamente com a crescente concorrência, desafiam empresas e empreendedores do varejo a repensar abordagens tradicionais para crescer e inovar nessa nova era.
O mercado trás consumidores cada vez mais dinâmicos e exigentes quanto à inovação, tecnologia e preços. O varejo, através das suas lideranças encabeçadas pelas associações de classe como a Associação Comercial e Industrial (ACII), a Câmara de Diretores Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio (Sindicomercio), a Federação das Indústrias (FIEMG) tornaram-se peças-chave para o sucesso empresarial da cidade que mais cresce e desenvolve no Pontal Mineiro. Os empresários tijucanos, que buscam a inovação no varejo através de estratégias para se destacar no mercado, são os verdadeiros construtores do progresso de uma cidade que busca seu posicionamento no comercio, na indústria, no agronegócio, na prestação de serviços, no agropecuário e agora com posicionamentos no turismo regional. Para o presidente da CDL Ituiutaba, Anderson Melo de Almeida, a cidade vive um momento ímpar de destaques no varejo, onde as ações conjuntas das entidades promovem os empreendedores, atraem investimentos e a cidade vive uma constante receptividade para as novas empresas que chegam.
Com o apoio do Sebrae e do Poder Público, as entidades realizam diversas ações para fomentar o varejo em todos os níveis. A CDL mantém campanhas tradicionais para promover as vendas como Dia dos Namorados, ações especiais no Mês das Mães, Promoção Dia dos Pais e o CDL Day, tradicional promoção do varejo tijucano e a tradicional festa anual do varejo, o Mérito Lojista CDL, que promovem empresários, ideias e produtos através da inovação. O Sindicomercio promove o tradicional Dia do Comerciante, com um jantar de gala para a classe empresarial, homenageando os CNPJs mais antigos da cidade, evento já no seu terceiro ano. A ACII atua fortemente no fomento das ações de desenvolvimento do município, com iniciativas que promovem o varejo, o desenvolvimento industrial e a capacitação do setor de serviços através da capacitação de uma mão de obra qualificada através das Universidades instaladas no município: UFU, UEMG, FAC MAIS, UNOPAR e o IFTM, promovendo assim, os talentos humanos que estão prontos para o mercado.
Transformando desafios em oportunidades através da inovação do varejo
Com a concorrência acirrada, o varejo vive um momento de oportunidades diante das demandas dos consumidores e a capacidade de transformar estes desafios em oportunidades, promovendo um diferencial valioso para construir um futuro próspero em todo o Pontal Mineiro. As empresas enfrentam obstáculos diários, como mudanças nas preferências dos consumidores e incertezas econômicas. Adotar uma mentalidade ágil e estratégica é crucial para alcançar o sucesso sustentável. Essa transformação pode determinar quem liderará o cenário varejista do amanhã.
O empresariado tijucano busca diariamente se adaptar às mudanças, focando na experiência do cliente, colaboração e parcerias estratégicas. Eles também investem em aprendizagem e desenvolvimento humano. Entidades, empreendedores e a comunidade empresarial abraçam a inovação e a experimentação de novas atividades. Novas abordagens surgem no mercado, como o Clube do Livro de Empreendedorismo, iniciativa do professor universitário Wilson Rodrigues que surgiu há dois anos e oferece a empresários, empreendedores e colaboradores a oportunidade única de ler, debater e implementar conhecimentos de grandes autores. Os livros discutidos vivenciam grandes cases de sucesso em diversas áreas, promovendo o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal e profissional em todos os níveis. “Adotar uma mentalidade de experimentação controlada por mentores do Clube do Livro permite que as empresas descubram soluções únicas e surpreendentes que impulsionam as vendas e garantem um futuro promissor”, afirma Wilson Rodrigues, CEO do Clube do Livro de Empreendedorismo. Nestes seis meses de 2024, Ituiutaba tem promovido a inovação no varejo e criado estratégias de resultados no Pontal Mineiro, sendo este o caminho para o sucesso que mostra a capacidade empreendedora de abraçar as mudanças, inovação e criar um cenário onde desafios se tornam oportunidades para um crescimento extraordinário.
Em Ituiutaba, entidades de classe, poder público, e instituições de ensino e treinamento estão promovendo a inovação no varejo. Esta é uma necessidade estratégica para o desenvolvimento e crescimento da cidade. A incorporação de tecnologias, como análise de dados, inteligência artificial e realidade aumentada, fortalece a conexão com os consumidores, enriquece as experiências de consumo e melhora a eficiência empresarial em toda a região. Transformar desafios em oportunidades requer uma abordagem multifacetada e adaptável. Isso inclui a adaptação constante às mudanças do mercado, foco na experiência do cliente, colaborações estratégicas, aprendizado contínuo e a coragem de abraçar as mudanças.
Tecnologia a favor do agronegócio na região
Neste contexto, Ituiutaba recebe o avanço tecnológico tão fundamental para o crescimento do Pontal Mineiro que produz muito, onde as grandes empresas do agro aportam trazendo o desenvolvimento de uma região emergente. As tecnologias do agronegócio promovem novas práticas agrícolas, auxiliando na tomada de decisão que torna o negócio forte, eficiente e competitivo.
Comentarios