De Uberlândia, instituto que faz pesquisas para todo o Brasil com compromisso, ética, sem ligações com a mídia ou para atender interesse próprio e de terceiros foi o único do país que teve mais de 90% de precisão no 1º turno das eleições de 2020.
( Adriano Silvoni, proprietário do Instituto Veritá - Foto de Mauro Marques)
A idoneidade e seriedade são marcas profundas do Instituto Veritá, que tem como raiz Uberlândia, mas que trabalha aplicando pesquisas não somente na cidade, mas em todo o país. O resultado apresentado a cada eleição o consagra ao longo dos 27 anos de existência como o instituto que mais acertou nos últimos anos.
Para se ter uma ideia, no primeiro turno das eleições de 2022 para presidente, governador e senador, o Veritá foi o único instituto de pesquisa do país a ter mais de 90% de precisão nos resultados das urnas. Foi feito em quase 100 pesquisas trabalho científico e metodológico, com mais de 100 mil pessoas entrevistadas, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
"Para nós do Instituto Veritá, a seriedade do nosso trabalho, que é de extrema importância para a sociedade, respeita a população e confere a verdade de forma precisa, sem margem de dúvidas ou interesses ocultos. Somos de Uberlândia e a cidade precisa ter orgulho, pois já somos referência nacional na entrega de uma pesquisa de qualidade e acertiva", comentou Adriano Silvoni, proprietário do instituto.
Parte da Trajetória
Fundado em 1995, o Instituto Veritá esteve presente em todas as eleições e contabiliza mais de 1 mil esquisas registradas e mais de 7.500 projetos de pesquisas de mercado para governos e em eleições.
Único Instituto, além do Datafolha, que registrou e divulgou pesquisas nas últimas 4 eleições presidenciais. Observamos que houve na última eleição uma avalanche de CNPJ de outros segmentos fazendo pesquisas sem qualquer critério estatístico, por isso é preciso atenção!
O que mais fez pesquisas em 2016 (367 pesquisas registradas e o maior índice de acertos. Fez todas as capitais no primeiro turno e tem resultados positivos e comprovados em São Paulo, João Pessoa, Porto Alegre, Santa Maria – RS, etc.)
Nas eleições de 2010, após acertar com muita precisão os estados que pesquisou, se sentiu no dever de entrar para as pesquisas nacionais, que na época já pairavam dúvidas sobre os números divulgados. Ainda em 2010, foi quem acertou as previsões com os apurados nas urnas, enquanto os outros dois corrigiram nos últimos dias.
Em 2014, acertou os candidatos que disputariam o segundo turno na corrida presidencial, quando todos erraram. Foi o primeiro Instituto a mostrar Aécio Neves à frente de Dilma Rousseff, sendo a eleição mais disputada e polêmica da história”.
Em 2018, foi o único que acertou o resultado do primeiro turno. Com 17% de indecisos, a pesquisa previa Bolsonaro com 41,5% e que ele pegaria mais 5% destes indecisos, fechando assim, a conta em 46%. O que ele realmente obteve. Outros institutos de pesquisa davam percentuais a Bolsonaro de 32%, 34%, 36% e 38%.
NO ALVO
Para mostrar como o Instituto Veritá acertou nas pesquisas, veja no gráfico que nas cinco primeiras para presidente da República realizadas nos dias 22/08, 02, 23 e 30/09 e no dia 01/10, o Veritá “cravou” o resultado das urnas. O acompanhamento do cenário permitiu verificar a possibilidade de um segundo turno, o que acabou se confirmando ao final das apurações.
Na última pesquisa, com a campanha realizada na mídia sobre o voto útil, verificou-se uma migração dos votos da esquerda para o candidato Lula. Nas previsões, Bolsonaro aparecia com 44.10% das intenções de votos e Lula com 42,8%. O resultado final foi 43,20% para Bolsonaro e 48,4% para Lula. Os outros candidatos somavam 13,10% e no resultado final deu 8,4%.
Diferente de outros institutos, a Veritá sempre apontou a proximidade entre Bolsonaro e Lula. Entre aquilo que o Veritá indicava e aquilo que se mostrou nas urnas, não houve diferença entre percentuais de eleitores do Bolsonaro e eleitores não Bolsonaro (outros). O crescimento do candidato Lula na reta final indicou o efeito da campanha do voto útil, o que pode indicar um possível teto eleitoral.
Entre a última pesquisa e o resultado das urnas, a diferença foi de 0,9% para o voto Bolsonaro. Esta é a mesma diferença da soma de votos de Lula e demais candidatos. A penúltima 45,6 caiu para 44,1 e o resultado das urnas foi de 43,2 – ou seja, 0,9% de diferença entre o primeiro colocado e o segundo na disputa.
Outros destaques
Um dos maiores orgulhos do Instituto Veritá é acertar o alvo. Ou seja, divulgar o resultado do trabalho, que posteriormente é confirmado pelas urnas. E um dos pontos que reforça nossa marca é a credibilidade e diferencial da metodologia. Ainda sobre o 1º turno, fomos o único instituto a acertar os números para senador no Paraná e a disputa ao governo de São Paulo. Confira abaixo.
*Único a cravar os resultados das urnas para Governador em São Paulo:
*Único a cravar os resultados das urnas para Senador no Paraná:
Por tudo isso acima, é preciso sempre separar o joio e o trigo e saber que o Instituto Veritá é responsável e assume o trabalho sério que faz para levar a informação correta, apartidária e isenta, sempre.
Instituto Veritá
(34) 99818-2777
http://www.institutoverita.com.br/
comercial@institutoverita.com.br
https://www.instagram.com/institutoverita/
https://www.facebook.com/institutoverita
Commentaires