top of page
Foto do escritorSerifa Comunicação

Inovação e Negócios: O que de verdade é preciso fazer para que ocorra inovação em nossos negócios?

Por Nubiana

Foto: Divulgação



Quando se fala de inovação logo pensamos em tecnologia e, com certeza, é uma realidade. E que tal olharmos outras perspectivas e termos um campo de visão mais amplo, do quanto outros fatores também influenciam na transformação das empresas e principalmente na tomada de decisões?


Um levantamento feito pela Consultoria Mckinsey revelou que 70% dos programas de transformação digital em larga escala falham por falta de:

- engajamento dos colaboradores;

- suporte inadequado dos líderes;

- colaboração entre diferentes áreas e funções;

- mudança de cultura.


Vejam que interessante: quantos desses fatores estão relacionados à tecnologia?


Precisamos entender que tudo que fazemos são pessoas fazendo algo para ser utilizado por outras pessoas.


Recentemente, procurei um CEO de uma empresa para falarmos de um projeto de parceria e durante nossa conversa surgiu: vamos validar com nossos clientes através das plataformas que trabalhamos e entender se isso que queremos atende a necessidade do nosso cliente e, principalmente, se é algo interessante e desejável para ele.


Entender o que de verdade esse cliente deseja e utilizar esses dados para direcionar nossas decisões faz parte do processo de inovação! Até porque primeiro você precisa entender seu cliente para depois atendê-lo. Validar com ele é outro fator importante. Através da inteligência de dados conseguimos direcionamento de decisões e resultados baseados na validação dos clientes. Principalmente quando buscamos informações para ver se aquilo que o cliente valoriza, sua cultura, vão de encontro com os valores e cultura da nossa empresa. E, caso não seja, é possível experimentar outras possibilidades e inovar para aproximar ao máximo o cliente da sua marca.


Ou seja, quando falamos em transformação digital falamos de dados e também falamos de mudança de cultura. Da forma como pensamos, como nos comportamos diante das transformações. Tem a ver com o custo benefício, praticidade, funcionalidade das ferramentas que são utilizadas nas plataformas.


Fica a dica: tudo que fazemos com tecnologia e inovação precisamos de pessoas, que estão construindo algo novo para outras pessoas utilizarem. Então, “essas pessoas “ precisam ser consideradas.


Inove, validando pessoas!


Nubiana Oliveira - líder coach, empresária, palestrante, escritora do Mulher Real. Livre e poderosa.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page