O universo digital deve ser visto como um braço de apoio e não como um dificultador.
Por Yan Marques - Head de Conteúdo Clara Virtual
Fotos Alexandre Lemos | Divulgação
Uma das formas mais tradicionais de comércio atacado, as feiras de moda acontecem normalmente duas vezes ao ano, seguindo o calendário de lançamentos de coleções de marcas do mundo inteiro. No Brasil, as edições de Primavera/Verão acontecem entre os meses de março e abril e Outono/Inverno entre outubro e novembro. Estes eventos têm como principal objetivo movimentar o mercado atacadista para atender às demandas
do varejo ao longo do ano todo, por isso a antecipação é crucial. Milhares de expositores apresentam suas coleções até um ano antes delas chegarem às prateleiras. Para atender melhor ao mercado e seguir acompanhando as tendências de consumo, tanto do consumidor final quanto do lojista, as grandes feiras estão investindo em estratégias de posicionamento e vendas digitais.
Um exemplo disso é o novo espaço “Phygital” do Minas Trend, um dos maiores salões de negócios para a moda da América Latina, que completa 15 anos de sucesso em 2022. O termo faz referência a junção das palavras “physical” (físico) e “digital” em inglês. Nosso time esteve presente na última edição do evento como solução digital, em parceria com a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), levando soluções de comunicação e canais de vendas online para o atacado e varejo.
O objetivo é que mais marcas possam se conectar com seus compradores a qualquer momento e em qualquer lugar do Brasil e do mundo, fomentando ainda mais um mercado que gira bilhões de dólares todos os anos em um novo formato.
O preparo para atender digitalmente seus clientes exige atenção e um olhar minucioso para os processos da marca, mas isso não significa que este trabalho é oneroso ou extremamente cansativo. Defendemos que o universo digital deve ser visto como um braço de apoio e não como um dificultador. Assim como fez o Minas Trend, o formato de showroom digital tem sido cada vez mais adotado por conta da praticidade e viabilidade de pedidos feitos diretamente pelo lojista sem precisar se deslocar. Fique atento ao calendário anual de exposições de moda e tenha certeza de que sua marca está preparada para esse movimento.
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