top of page

Iniciativa da FIEMG apresenta projeto de autoprodução energética

Alfredo Lâmego Duarte, gerente geral da Energia & Utilidades da Anglo American, apresenta ao público projetos de autoprodução energética no Brasil


Foto: FIEMG


Convidado ao Workshop Autoprodução, Alfredo Lâmego Duarte da Anglo American apresentou aos mineiros o Case Anglo American - Desenvolvimento de projetos de autoprodução no Brasil . O evento foi realizado online no dia 10/05 por iniciativa da FIEMG e contou com 90 participantes.


Duarte, Gerente-geral da Energia & Utilidades da Anglo American, iniciou a apresentação com um panorama da empresa, que está presente hoje em quase todos os continentes, em duas cidades mineiras — Conceição do Mato dentro e Santo Antônio da Grama — e possui minas de diamante, cobre, minério de ferro, carvão metalúrgico e fertilizantes, entre outros.


De acordo com Duarte, A Anglo American leva em consideração o preço, a flexibilidade, a confiabilidade e a sustentabilidade na contratação de energia elétrica da empresa no Brasil. “Todas as decisões sobre as transações envolvendo eletricidade se baseiam nestes princípios”, esclareceu pontuando que na época da definição das estratégias havia uma oportunidade pontual de compra de energia a baixo custo por meio de contratos de longo prazo.


A empresa possui, atualmente, mais de dois contratos de longa duração de energia solar e eólica com as empresas Atlas e AESTietê, garantindo a segurança de suprimento de eletricidade. Além disso, tambpem está prevista a construção de usinas que evitarão a emissão de mais de 1 milhão de toneladas de CO2 anuais. “Esses contratos irão permitir que 96% da energia elétrica utilizadas nas operações o Brasil seja proveniente de fontes renováveis”, disse Duarte finalizando o encontro.


O Workshop Autoprodução - Case Anglo American: Desenvolvimento de projetos de autoprodução no Brasil foi uma realização da Gerência de Energia da FIEMG, que promove a capacitação do setor industrial de Minas Gerais, no tema energia.


Fonte: FIEMG

1 visualização0 comentário
bottom of page