top of page

Indústria Uberlandense é destaque em ranking que mede o crescimento do PIB nas últimas duas décadas

Fonte: Aciub




Uberlândia liderou o ranking de cidades do interior do Brasil com o maior crescimento do PIB industrial, com uma alta de 764,12% na comparação entre 2002 e 2021. Segundo dados coletados pelo IBGE, o produto interno bruto da indústria uberlandense apresentou o maior aumento nacional, quando comparado com cidades do mesmo porte. 

Falando de forma geral no ranking dos maiores PIBs, a cidade de Uberlândia ocupa a 27ª posição a nível nacional, com uma produção total de R$ 43,1 bilhões. Esse número faz de Uberlândia o segundo maior PIB do estado de Minas Gerais, atrás apenas de Belo Horizonte, e também fica à frente de outras capitais estaduais como São Luíz (MA) e Belém (PA).

Uberlândia atualmente conta com uma população de cerca de 713 mil habitantes, e apresentou um desempenho produtivo muito superior quando comparado a cidades com uma quantidade similar de habitantes, como Nova Iguaçu (RJ), Santo André (SP), Osasco (SP) e Ribeirão Preto (SP). 

Para fazer uma comparação, o crescimento do PIB Industrial de Uberlândia de 764,12% foi praticamente o mesmo que o das cidades de Santo André – SP (237,89%) e Sorocaba – SP (529,36%) somados! Além disso, quando comparado com outras grandes cidades de Minas, como Contagem (387,02%), Juiz de Fora (471,78%) e Belo Horizonte (327,24%), Uberlândia também chegou a crescer quase o dobro. 

Os resultados positivos devem servir de motivação para que o crescimento da cidade continue sempre acelerando e que ações e iniciativas que fomentem essa movimentação continuem sendo desenvolvidas.

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page