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Importância do marketplace em sua estratégia de crescimento

Anunciar em um marketplace empodera a marca e gera resultados surpreendentes.


Filipe Cardoso

Foto Divulgação


O modelo de marketplaces está em franca evolução no País. Observando o desenvolvimento do setor no mundo e a evolução do varejo como um todo, quem vende e quem compra por lá, só tem o que ganhar. Aumentar as vendas virou não só uma obsessão, mas uma caça ao tesouro, com várias fórmulas mirabolantes e métodos sobre como fazer isso de forma fácil. Mas vou te dizer uma coisa aqui no pé do ouvido: “não se deixe enganar, não existem atalhos”. Para melhorar suas vendas no digital, com certeza um bom caminho são os marketplaces e, com isto, é importante entender qual o perfil de cliente que os players de mercado atraem para suas plataformas e se o seu produto/serviço conversa com este público. É preciso considerar as características de cada Marketplace ao montar sua estratégia de preços e, principalmente, pesquisar o que o mercado está praticando naquele momento. Invista uma parcela do seu tempo na montagem de kits com mais de um produto, ofertas com frete grátis e esteja atento às grades e disponibilidades de estoque. Assegure que se você for vender um tênis, que ele tenha todos os tamanhos disponíveis. Se for vender um serviço de limpeza, que você tenha um número considerável de pessoas para atender. Isso colaborará muito para o aumento da conversão da marca e, consequentemente, da venda.


Fique atento também aos custos de comissão cobrados pelos Marketplaces e escolha um parceiro integrador que te ofereça uma experiência consolidada de gestão, além da possibilidade de poder integrar os estoques das suas lojas. Apesar dos grandes desafios que os marketplaces enfrentam no mercado brasileiro, como as questões tributárias e logísticas, esse modelo de negócios vem se firmando como uma possibilidade importante de geração de receitas e relacionamento com os clientes. Para os lojistas integrantes dos marketplaces, ampliar os canais de vendas será um caminho inevitável para entrar em contato com novos públicos. O custo/ benefício vem se mostrando muito satisfatório e, especialmente para pequenos lojistas, o marketplace é uma forma de alcançar o consumidor sem incorrer em pesados investimentos em marketing, logística e tecnologia. Mas não somente os lojistas podem se beneficiar, as indústrias e fabricantes também conquistam importantes canais online para venda direta. E o melhor: gastando pouco. Quando realizado de forma adequada, anunciar em um marketplace empodera a marca e gera resultados surpreendentes. Pense nisso!


Filipe Cardoso - Executivo de vendas TOTVS.

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