Por Viviane Lemes
Fotos Acervo Viviane Lemes
Viajar indiscutivelmente é uma das melhores atividades e faz bem a pessoas de qualquer idade. Mas há um grupo de viajantes com disponibilidade de tempo, poder aquisitivo para viagens e lazer, com muita vontade de viver novas experiências e ser feliz depois de anos dedicados ao trabalho e a família.
Este segmento é denominado pelo mercado como geração prateada, que representa 32,9 da população, confirmando a tendência de envelhecimento da população projetada pelo levantamento realizado pelo Banco Mundial em 2010, intitulado como “Envelhecendo em um Brasil Mais Velho”, de que a população idosa no Brasil deveria ultrapassar 65 milhões de pessoas até 2050.
Embora seja um público crescente, a cadeia produtiva do turismo ainda não percebeu é que aqui mesmo no Brasil já existem mais pessoas com idade superior a 50 anos do que adolescentes de 17 anos, ávidos por produtos e serviços especializados que atendam suas expectativas. Este cenário proporciona novos desafios e oportunidades para as empresas que querem incluir, atender e encantar esse público que se percebe pouco entendido e mal atendido pelo mercado.
Trazendo para o campo do turismo, qual seria o modelo ideal de viagens para esse grupo? Para pensar sobre esse assunto fui convidada a participar como mentora do “I Ideathon Silver”, em São Paulo, dia 24 de setembro, no auditório do InRad (Instituto de Radiologia do Hospital de Clínicas da USP), com a participação de 60 membros do Trabalho 60+, da USP 60+ e da EACH (Escola de Artes da USP). Esse grupo de 60+ teve o suporte de mentores especializados da Hackathon Brasil, da CVC, Flanar Turismo, da USP 60+ e EACH, do InovaHC e Ativen.
Os Ideathons são maratonas de inovação formadas por grupos de pessoas que, através do debate conjunto, buscam desenvolver ideias com o objetivo de acelerar a solução de um determinado problema (técnico, social, econômico, ambiental, etc) de forma ágil e criativa. O desafio colocado. O desafio do I Ideathon Silver foi “Como podemos criar experiências de viagens inesquecíveis para o público 60+?”.
Durante um dia inteiro foi debatido o que os 60+ desejam como experiência de viagem. Dessa profusão de ideias foi possível definir um Raio-X do que seria necessário para uma viagem verdadeiramente encantadora, de onde se extraiu sugestões extremamente importantes a serem incorporadas por agências de viagens e demais prestadores de serviços do trade, como:
Dar voz à pessoa idosa, reconhecendo suas necessidades, seu protagonismo e capacidade de realizar viagens com autonomia
Programação de viagem atenta à acessibilidade e dietas restritivas
Segurança e maiores esclarecimentos nas operações financeiras, com consultores especializados
Roteiros adequados e sem surpresas indesejáveis
Linha de crédito específica para viagens, pontos e outros instrumentos que tornem as viagens mais acessíveis
Segurança, conforto e boas experiências a preços justos
Customização dos roteiros de viagens realizados pelos próprios viajantes sêniores
Campanhas para tirar da invisibilidade os 60+
No final, os grupos votaram e definiram as melhores ideias que expressassem o modelo
desejado de viagens para o público 60+. Ou seja, todas as etapas, da delimitação dos
problemas, a identificação de desafios e oportunidades, ideação e viabilidade técnica, apresentação das ideias através de pitch dos grupos e votação foi integralmente realizado exercendo o seu protagonismo.
As ideias vencedoras foram apresentadas na Longevidade Expo-Fórum, maior evento mundial sobre temas da longevidade, e que ocorreu dos dias 29 de outubro a 1 de novembro no Centro de Convenções Rebouças, em evento exclusivo da Ativen. Participar do I Ideathon Silver, na condição de mentora, foi um momento rico de trocas de conhecimento, network e que me permitiu uma visão ampliada dos desafios e oportunidades para este segmento, o qual já detinha experiência concreta desde 2014, por meio do Programa Trilhas da Longevidade - trabalho realizado pela Flanar Turismo e que será tema do próximo artigo, bem como as opções regionais e nacionais para o público 50/60+.
Viviane Lemes é proprietária da Flanar Turismo, membro da OITS (Organização Internacional de Turismo Social), associada RECRIA (Rede Nacional de Turismo Criativo) e empresa habilitada ao Programa Minas Recebe (SECULT-MG).
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