Hemocentro Itinerante chega ao Uberlândia Shopping



Ação busca aumentar número de doações de sangue e fomentar a cultura de doação no Brasil

De 10 a 12 de novembro, o Uberlândia Shopping recebe o Hemocentro Itinerante SAS Brasil - Drogarias Pacheco, uma carreta totalmente adaptada para funcionar como centro de coleta de sangue, com todos os protocolos de higiene necessários para garantir a segurança das doações. A iniciativa é da SAS Brasil, organização social que leva saúde especializada para todo o país, e tem patrocínio do Grupo DPSP, união das marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. Desde o início do projeto, mais de 3,1 mil pessoas já doaram, beneficiando mais de 12,5 mil pacientes.


Segundo o Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora regular de sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse número seja próximo de 5%. Além disso, em virtude da pandemia da Covid-19, o estoque de sangue nos principais hemocentros brasileiros está cada vez mais reduzido. Até mesmo pessoas que tinham o hábito de doar sangue deixaram de ir aos centros recolhedores. O resultado: em muitos hemocentros, as bolsas de sangue disponíveis são suficientes para poucos dias. “O número de doações reduziu muito durante a pandemia e o hemocentro itinerante se propõe a reverter esse cenário. Por meio da carreta, iremos aproximar os hemocentros de locais com amplo movimento, estimulando as pessoas a realizarem esse gesto de solidariedade tão importante e necessário”, ressalta Andrea Sylos, diretora comercial e marketing do Grupo DPSP.


Na visão de Patrícia Fernandes, responsável pelo setor de captação do Hemominas em Uberlândia, a ação representa uma oportunidade de levar um pouco do trabalho realizado ao conhecimento de mais pessoas fora do Hemocentro. “É sempre muito válido divulgarmos a importância da doação voluntária de sangue. Esperamos que a ação possa contribuir para o equilíbrio dos estoques de hemocomponentes, através do aumento nas captações de bolsas e também, que a nossa campanha possa atender a expectativa daqueles que moram nas proximidades, trabalham ou frequentam o Shopping, favorecendo o deslocamento e reduzindo a distância entre nós e estes doadores. Estamos confiantes que a comunidade vai se motivar e fazer o agendamento para nos prestigiar com esse gesto altruísta e maravilhoso, capaz de salvar até quatro vidas”, ressalta.


O gerente de marketing do Uberlândia Shopping, Rayan Raison, ressalta que abraçar uma causa dessa magnitude é um ato de solidariedade. “Esperamos que as pessoas se sintam estimuladas a doar sangue, para que os hemocentros se reabasteçam e possam salvar mais vidas”, afirma.


"Para a SAS Brasil, poder fazer parte de uma ação focada em um objetivo tão importante é uma maneira nobre de usar nossa estrutura além das expedições. Ter parceiros como o Grupo DPSP, que acreditam na importância de ações como essa, faz com que o impacto das nossas Unidades Móveis seja ainda mais amplificado”, destaca a médica Adriana Mallet, CEO da SAS Brasil.


Como agendar e doar

Visando a segurança de todos e para evitar aglomerações, as doações devem ser agendadas previamente, pelo site www.sasbrasil.org.br/hemocentro. Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter 16 a 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto.


Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo vírus da Covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação. Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.


Em virtude da pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.


Mais informações pelo site sasbrasil.org.br/hemocentro.


Serviço:

Hemocentro Itinerante SAS Brasil

Período: 10 a 12/11/2021

Horário: 7h40 às 11h40

Local: estacionamento do Uberlândia Shopping.


4 visualizações0 comentário