Governo de Minas inicia construção de uma das maiores pontes sobre o Rio São Francisco em 2022

Com mais de mil metros de extensão a obra liga os municípios de São Francisco a Pintópolis.

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

Nesta quinta-feira (16), o Governo de Minas Gerais declarou, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), que iniciará a execução das obras de construção da ponte sobre o Rio São Francisco, na MG-402, localizada no Norte do estado. O governador anunciado a construção da ponte e obras de recuperação de estradas em junho deste ano.


Com 1.120 metros de extensão, a ponte ligará o município de São Francisco a Pintópolis. Sendo uma das maiores já construídas em Minas, a execução de toda obra será resultado do investimento de aproximadamente R$ 113 milhões. Os recursos são do Termo de Reparação assinado com a mineradora Vale, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.


O documento, assinado em fevereiro de 2021, visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.


Atualmente, a travessia do Rio São Francisco vem sendo feita por meio de balsas, que dependem das condições climáticas e da capacidade fluvial do curso d’água para realizarem a transposição de veículos de cargas e de passeio. O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, afirma que os serviços devem começar em 2022, com contratação de pessoal, deslocamento de máquinas e montagem do canteiro de obras. “Nossa meta é concluí-la em 24 meses”, reforça.


Fonte: Agência de Minas


4 visualizações0 comentário