Por Aluísio Leão
Fotos Divulgação
A raça foi introduzida no Brasil no século XIX e desde então tem sido muito valorizada pela sua produtividade leiteira e sua adaptabilidade ao clima tropical. Extremamente importante para a pecuária brasileira, é uma das poucas raças que apresenta uma combinação de características como rusticidade, fertilidade e boa produtividade.
Avaliações genéticas
Nos últimos anos, a raça Gir vem sendo submetida à diversas avaliações genéticas para provar sua capacidade leiteira. Os sumários da ABCZ e da ABCGIL/Embrapa são exemplos de ferramentas que buscam dar credibilidade e orientar os produtores a escolherem o melhor touro para produzir fêmeas leiteiras. Apesar de extremamente importantes, essas ferramentas, muitas vezes, são utilizadas de forma indiscriminada, com criadores se utilizando apenas desses números para fazerem a seleção de seu rebanho.
Uma busca desenfreada dessas avaliações genéticas com lactações extremamente altas e
fora da realidade dos currais brasileiros levou a raça Gir à um declínio de sua integridade racial.
Não podemos olhar apenas números produzidos por computadores” até porque, mesmo com todos esses dados técnicos/científicos, ainda há distorções. Animais completamente fora do padrão racial foram sendo registrados e reconhecidos com a categoria P.O., embora sua origem não seja de confiança, simplesmente por sua “alta” produtividade leiteira.
Tudo isso com o aval da associação que deveria garantir que os critérios raciais fossem seguidos rigorosamente.
Pureza racial
O melhoramento genético é uma técnica que busca aprimorar as características dos animais para torná-los mais produtivos, resistentes e adaptados ao ambiente em que vivem. Uma das estratégias utilizadas nesse processo é a seleção de animais com características desejáveis para reprodução, visando obter descendentes com essas mesmas características.
Nesse contexto, manter animais puros é fundamental para o sucesso do melhoramento genético. Isso porque a pureza genética garante que as características desejáveis sejam transmitidas de forma consistente para a próxima geração, sem a interferência de características indesejáveis que possam ser carregadas por animais mestiços. Ou
seja, o esforço seletivo deverá estar cada vez mais conectado à preservação e aprimoramento genético.
Preservação
Um seleto grupo de criadores preserva a raça Gir com as características e padrões originários da Índia, trabalhando de forma progressiva para melhorar suas características produtivas sem perder a essência de uma Raça Pura. Com a ajuda de técnicas modernas de inseminação artificial e fertilização, esses criadores têm resgatado linhagens antigas de animais que já morreram faz décadas e que tem grande valor genético para o melhoramento da raça.
Comments