Fazendas Queijeiras do Triângulo Mineiro

Venha conhecer e se deliciar com os cantos e encantos das fazendas queijeiras do Triângulo Mineiro.

Publi Editorial

Fotos Divulgação


A Rota do Queijo Artesanal do Triângulo é resultado do trabalho da Emater - MG junto às famílias rurais produtoras de queijo artesanal da região, que foi caracterizada em 2014 e, desde então, ações foram intensificadas no sentido de resgatar essa tradição e promover o reconhecimento dos queijos produzidos na região. Considerando o Turismo Rural, um caminho para novas oportunidades de negócio, geração de renda e agregação de valor aos queijos artesanais, as famílias queijeiras do Triângulo Mineiro estão abrindo as porteiras de suas propriedades rurais para receberem, com afeto e vivências gastronômicas prazerosas, os visitantes de perto e de longe.


Queijaria Oliveira na fazenda Retiro Velho, em Araguari, produz queijo premiado.

O Queijo Minas Artesanal Oliveira, categoria 30 dias de maturação, casca lisa, recebeu “Medalha de Ouro” no Concurso Internacional Cheese Awards realizado na ExpoQueijo em Araxá/2021. Uma conquista inédita para a região do Triângulo Mineiro. Pela primeira vez na história, o Triângulo Mineiro conquistou uma Medalha de Ouro em concurso internacional. Uma grande alegria para a família e principalmente para a produtora Sandra Lúcia Oliveira que produz diariamente essas relíquias. Ficou com vontade? É só ir lá visitar, conhecer a fazenda, a queijaria e o rebanho e depois sentar à mesa pra bater um bom papo, sem pressa de ir embora e apreciar um “cafezinho” com “queijim” mineiro premiado e quitandas caseiras. Ou se preferir, pra abrir o apetite, você pode degustar a Cachaça Artesanal Salto Brasil, alambicada na fazenda, de forma artesanal. Muito saborosa. Pra acompanhar fica excelente um queijo maturado, de massa dura, em lascas. Hummmm... bom demais!

Saiba mais em: @queijooliveira 34 9.9641-0108


Fazenda Rio das Pedras

Mas, ser mineiro é assim: simpatia, prosa boa, mesa grande na cozinha, fartura de comida boa e, dentre elas, claro, o queijo. Em Uberlândia, na fazenda Rio das Pedras, acontece desse ‘jeitim”’. A produtora Inez Gomes e sua família produzem o Queijo Minas Artesanal e também o Queijo Frescal. O queijo artesanal foi vencedor do Concurso Regional do Triângulo Mineiro e entre os 133 queijos mineiros participantes ficou em 4º lugar no Concurso Estadual/2021 promovido pela Emater - MG em Belo Horizonte. Uma conquista também inédita para a região do Triângulo Mineiro.

Você sabe fazer ou já viu fazer queijo?

Bora lá pro cê vê. “Pertim” da cidade, logo ali, uns 30 quilômetros, que de tão ‘pertim’ o povo gosta de ir lá até de bicicleta. Isso mesmo. A fazenda está de porteiras abertas pra receber visitantes para tomar café da manhã ou almoço caipira e, além disso, conhecer a queijaria, acompanhar a ordenha, admirar os bezerros e se for época de milho verde, vixi... aí que o “trem” fica bom mesmo, porque tem pamonha com queijo. “Cê vai perder não”, né?

@queijariagomes 34 9.9866-8575


Fazenda Aprazível

Em 2018, a produtora rural Walkiria Naves, movida pela paixão pelo queijo que herdou de sua mãe, aliada ao amor pelos animais, que herdou de seu pai e depois aprimorou através da Medicina Veterinária, fundou e legalizou a Queijaria Ouro das Gerais na Fazenda Aprazível, no município de Uberlândia. Com rebanho de gado Jersey, fazenda certificada como livre de Brucelose e Tuberculose e Selo Arte, a queijaria produz hoje quatro tipos de queijos: Ouro Branco, Pingo de Ouro, Ouro 24 quilates e Ouro Velho. Eles já foram medalhistas de Prata no Concurso Mundial em 2019 e em 2021, medalhista de Bronze na categoria queijo jovem, maturação inferior a 30 dias, casca lisa, no Concurso Internacional realizado na ExpoQueijo. Hoje os queijos são comercializados em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Bahia, dentre outros. E a fazenda também está de porteiras abertas para receber os visitantes para apreciar uma tábua de queijos e suas harmonizações, acompanhados de um bom vinho e muita informação e história.

34 9.9103-8299 @queijariaourodasgerais

11 visualizações0 comentário