Exposição “Em volta do tempo” pode ser vista de graça em Uberlândia

Renata Egreja selecionou pinturas para a primeira vez que mostrará suas obras na cidade.



(Foto: Arquivo pessoal )

“Em volta do tempo” é o nome de uma exposição que começa nesta quinta-feira (14) na Casa da Cultura em Uberlândia, com a seleção de pinturas da artista Renata Egreja.


Renata nasceu em São Paulo (SP), em 1984, e disse que a pintura sempre fez parte da vida dela. O ingresso na faculdade de artes visuais da Fundação Armando Alvarez Penteado (FAAP) em 2005, foi a porta de entrada para a inserção no circuito das artes.

Já em 2008, mudou-se para Paris onde finalizou uma graduação e o mestrado na Ecole des Beaus Arts (ENSBA). Em 2010, retornou ao Brasil e abriu um ateliê na Vila Ipojuca, em São Paulo.


A arte da Renata Egreja foi exposta em diversas galerias e instituições públicas como Museu de arte de Ribeirão Preto (MARP), Instituto Tomie Ohtake, MACS Sorocaba, dentre outros. A obra da artista está presente em diversas coleções, destacando-se a do Palácio do Itamaraty e do Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP).


Exposição em Uberlândia


Segundo a artista, a mostra mostra a trajetória dela no universo da arte. “A exposição remonta minha trajetória na pintura em diversas fases, onde é possível observar a predileção pelas cores vigorosas e a gestualidade que resultam em uma pintura alegre e cheia de energia. Minha tendência é optar por criar ambientes radiantes, numa pintura de ação que possa transformar positivamente a vitalidade do espaço”, ressaltou.


Ainda conforme Egreja, o público ainda poderá notar traços marcantes como transparências, contrastes e sobreposição de cores. “Tudo isso é para criar composições que fazem alusão ao mundo vegetal, com forte inspiração botânica. Nas minhas composições pode ser percebida a utilização de um repertório ornamental para criar pinturas que dialogam com a linguagem barroca e que fazem alusão à imagética carnavalesca e ao universo do bordado tão presentes no imaginário brasileiro”, complementou.


Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, as obras são expostas pela primeira vez na cidade. Os visitantes podem conferir a exposição na Galeria de Arte Geraldo Queiroz e Sala de Experimentações Visuais de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, até o dia 18 de agosto. A entrada é gratuita.


(Imagem de divulgação )


4 visualizações0 comentário