Escolas estaduais de Minas poderão contar com psicólogos e assistentes sociais

O edital para inscrições para os profissionais já foi publicado e as inscrições estarão abertas na próxima sexta-feira(28).

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG


Pela primeira vez, as escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais ganharão um importante reforço no trabalho de desenvolvimento educacional dos estudantes e no processo de mediação e melhoria das relações com a comunidade escolar, através de psicólogos e assistentes sociais que atuarem junto às escolas. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu início ao processo de contratação desses profissionais, com a publicação do edital de seleção no Diário Oficial de Minas Gerais na última quinta-feira (20/1).


Serão Contratados 460 profissionais para atuar em núcleos espalhados por todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Nas unidades de atuação de psicologia e de serviço social serão desenvolvidas ações que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem, visando prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.

No núcleo, o trabalho do psicólogo será o de acompanhar o ambiente escolar e participar do processo pedagógico sem realizar uma atuação clínica. Já o assistente social deverá garantir orientações para a comunidade escolar quanto ao respeito e clareza dos direitos e deveres individuais e coletivos, com foco na melhoria das relações de ensino e aprendizagem.

O período de inscrição e envio da documentação será de sexta-feira (28/1) a quinta-feira (3/2). O cadastro deverá ser realizado, exclusivamente, pela internet, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição disponível neste endereço.


Fonte: Agência Minas e Secretaria de Educação de Minas Gerais

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