top of page
Foto do escritorPalmira Ribeiro

Empreender ou intraempreender ?!

Se decidir ser intraempreendedor, saiba que você é a pessoa que as empresas estão precisando!


Por Núbia Carvalho Fotos Divulgação


Nós já falamos nessa coluna sobre transição de carreira, sobre sermos o nosso principal ativo e, principalmente, sobre sermos felizes! Desta vez quero lhe propor uma reflexão sobre ser empreendedor(a) ou intraempreendedor(a). O que significa isso?


Significa que você tanto pode partir para constituir o seu negócio, ou seja, empreender, ou pode estar trabalhando em uma empresa e empreender nela como se fosse sua! Nesta segunda opção pode ter certeza que a empresa vai te amar… É… talvez alguns colegas não te amem tanto.


Mas como decidir? Para qualquer uma das opções o importante é o autoconhecimento. Sim, pois é preciso saber lidar com as rotinas de cada escolha. Quando você decide ser o(a) dono(a) do seu próprio negócio você precisa ter a consciência que precisará lidar com todas as dores e delícias dessa escolha. Você será a única pessoa responsável pelo empreendimento. Precisará planejar o negócio, ter o capital para investir, fazer um plano de negócios, um plano de marketing, constituir a sua empresa... Se precisar de um escritório ou loja será necessário escolher um local adequado ao seu público, os móveis, contratar funcionários (caso seja necessário) e contratar um contador para cuidar da contabilidade, a não ser que você seja um. Muita coisa, né? E a responsabilidade é enorme! Mas não desanime se esse for o seu sonho!


Se decidir ser intraempreendedor, saiba que você é a pessoa que as empresas estão precisando! Por quê? Porque você vai cuidar da empresa como se ela fosse sua! Porque você vai buscar novas formas de fazer a organização onde você trabalha dar certo, dela ser

lucrativa, inovadora, ágil e tudo o mais que se fizer necessário para que continue crescendo.


Independentemente do que você decidir, jamais se esqueça que precisa estar preparado(a) para exercer o papel escolhido. Por isso, é necessário pesquisar a área em que pretende atuar, precisa ter identidade com o que vai fazer. Afinal, passamos mais tempo

das nossas vidas no trabalho do que em casa. Fazse necessário fazer um plano de negócios, reforçar a sua rede de relacionamentos em busca de apoio, nem que seja apenas o moral, e ter a certeza de que não vai ser fácil, mas jamais será impossível.


Acredite em si, você é muito mais capaz do que pensa! Ademais, desejo-lhe MUITOOOOOOOOOOOOOOO SUCESSO!


  • Bacharel em Sociologia e Direito, jornalista, graduanda em Psicologia e pós-graduanda em Liderança, pós-graduada em Gestão Empresarial, Docência do Ensino Superior e pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Mãe, esposa e executiva.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page