top of page

Emoção marca entrega de troféus do Trakinagem


Crédito: Marco Paraná


Cerca de 280 pessoas acompanharam as exibições dos curtas criados pelos alunos.

Emoção e reconhecimento marcaram a entrega de troféus às crianças e jovens cineastas das Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (CCAU) e da Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM) que participaram das oficinas de curtas-metragens de ficção do projeto Trakinagem Cinema e Educação nos meses de março e abril. Cerca de 280 pessoas acompanharam as premiações que aconteceram durante a exibição dos filmes criados pelos alunos no dia 22 de maio, na CCAU (150 espectadores) e no dia 23 de maio, na ADVEM (120 presentes) que se transformaram em palcos de reconhecimento do potencial criativo dos participantes, bem como de celebração dos resultados junto aos pais, à comunidade, apoiadores e parceiros do projeto.

Patrocinado pelo Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realizado pela produtora O Sopro do Tempo, o projeto Trakinagem tem como objetivo ensinar na prática os elementos básicos da linguagem audiovisual, buscando ampliar a percepção e transformar os olhares sobre a realidade sociocultural dos participantes, bem como torná-los espectadores mais críticos diante das produções cinematográficas que assistem.

Na CCAU, os troféus foram entregues aos 26 alunos pelos associados do Instituto Algar, a gerente Carolina Toffoli Rodrigues; o gestor de Programas Sociais, Alexandre Mateus de Oliveira Alves e a assessora do Programa Transforma, Ivana Paula da Freiria Costa. Já na ADVEM os 23 participantes receberam a premiação das mãos da presidente da Associação, Tânia Guimaraes e do instrutor do projeto, Cristiano Barbosa.

Após assistirem curtas-metragens de dois diretores convidados, “A Menina Espantalho” de Cássio Pereira dos Santos (Patos de Minas – MG) e “4 Bilhões de Infinito” de Marco Antônio Pereira (Cordisburgo – MG), com olhos atentos, o público conferiu os curtas produzidos pelos alunos.

O idealizador do Trakinagem, Cristiano Barbosa, abriu o evento falando sobre a metodologia e resultados e agradeceu aos participantes e parceiros. “Quero agradecer ao Instituto Algar, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, a produtora O Sopro do Tempo, que acolheram esse projeto, e também a um grupo de pessoas como Marco Paraná, fotógrafo e cinegrafista, que esteve conosco em todas as oficinas; Marcelo Mamede, produtor; Eduardo Bernardes, que fez a programação visual; Marco Túlio, que nos dá o suporte financeiro e as nossas intérpretes de Libras. Foram oito oficinas que geraram seis curtas-metragens de muita qualidade", afirmou Cristiano.

Durante seu discurso na CCAU, Carolina Toffoli Rodrigues, gerente do Instituto Algar, disse foi uma noite muito especial, com a celebração do processo de desenvolvimento dos jovens. "O Trakingem foi um dos projetos escolhidos selecionado para o patrocínio do Instituto Algar, pois acreditamos muito no aprendizado quando os alunos têm a oportunidade de vivenciar uma atividade, de passar um processo de desenvolvimento e no final ver o produto que fizeram. É muito gratificante”, disse.

Com uma produção impecável, Larissa de Freitas Nogueira, de 11 anos, da CCAU, estava radiante por receber o prêmio. “Aprendi muitas coisas legais, como gravar, mexer na câmera e até a fazer vídeos usando o celular. Fiquei muito feliz de receber o troféu”, disse Larissa.

As gêmeas Raquel e Ruth Neves, de 12 anos, da ADVEM, ficaram surpreendidas com a sessão de exibição e com a receptividade do público. “Nossa, recebemos muitos elogios das pessoas. Foi emocionante, quero fazer mais filmes, aprender mais com o Trakinagem”, avaliou Raquel.


Cronograma

Dando sequência no cronograma deste ano, as oficinas do segundo bimestre começaram na Periferarte e no ABC do Glória com foco no gênero "Documentário" nos meses de abril e maio. Em seguida será a vez da Estação Vida e Instituto de Formação Vamos Crescer (IFVC) trabalhar com a modalidade "Animação Stop Motion”, em agosto e setembro. Para finalizar, de outubro a dezembro, o trabalho acontece no Lar Espírita e ADVEM com o gênero "Experimental". Ao final de cada bimestre, os curtas desses alunos também serão exibidos em uma sessão especial, onde os participantes poderão conferir o resultado final ao lado de familiares, amigos e colegas, e também troféus de participação.

Até dezembro, a meta do Trakinagem é alcançar 160 alunos, em oito oficinas, com carga horária de 24 horas/aula, cada, em sete diferentes instituições da cidade. Serão produzidos durante as atividades, no mínimo dois curtas-metragens em cada gênero cinematográfico trabalhado (Documentário, Animação, Ficção e Experimental), resultando em 16 filmes de curta duração. Após a finalização dos encontros, será produzido um webnário com o objetivo de avaliar as aprendizagens ocorridas e as potencialidades de multiplicação da metodologia do projeto para mais jovens e educadores de Minas Gerais e todo o Brasil.

Sobre o Instituto Algar

Há mais de duas décadas, o Instituto Algar se dedica a contribuir com o desenvolvimento de pessoas. De forma colaborativa, unimos esforços e instituições para desenvolver a comunidade, por meio da educação, do esporte, da cultura e do voluntariado. Enxergar o potencial de cada criança, adolescente e jovem dos nossos programas sociais é o que nos inspira. Nessa trajetória, mais de meio milhão de vidas já foram transformadas. Instituto Algar; conectando pessoas às oportunidades.

Sobre a produtora O Sopro do Tempo

Produtora de cinema e audiovisual criada em 2009 na cidade de Uberlândia que conta com diversos filmes exibidos e premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior. Na sua filmografia consta 16 filmes de curta metragem (13 ficção e 3 documentários), 06 filmes de longa metragem (1 ficção e 5 documentários) e 01 Série para TV com 10 episódios. É também realizadora das mostras de cinema Contorno – Cinema Independente e da Borda, e do Trakinagem Cinema e Educação, visando educação, formação de público e o fomento da cadeia produtiva do cinema. Saiba mais em: www.osoprodotempo.com.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page