EMCANTAR inicia temporada de espetáculos e oficinas gratuitas

Comemoração de 25 anos da companhia EMCANTAR inicia agosto com espetáculos e oficinas gratuitas



Dedicado à arte e à cultura, a Cia Cultural EMCANTAR completa 25 anos de trabalho realizando uma temporada especial de espetáculos e oficinas gratuitas. Segundo Ana Lopez, diretora executiva e atriz da companhia, a ideia inicial era apresentar o espetáculo Os Saltimbancos por quatro cidades do Triângulo Mineiro, porém com a pandemia, o projeto foi reestruturado.


Unindo as duas vertentes do projeto: artística e educacional, os quatro espetáculos serão transmitidos pelo Youtube, com início hoje (05-08) ás 19h.

Espetáculos

Ao todo são quatro espetáculos em cartaz: A Nova História da Dona Baratinha (que deu início à temporada no mês de julho); A Cigarra e a Formiga (novo lançamento do Grupo EMCANTAR com exibição programada para dia 05/08); ENTREDENTES (que ganhou sua versão para o palco após a pandemia e será exibido dia 12/08); e Os Saltimbancos (sucesso de público readaptado para esta temporada com exibição prevista para 17/08). Todos com exibição no canal EMCANTAR no YouTube às 19h.

Araxá é uma das cidades contempladas com as oficinas gratuitas que a Cia está realizando, assim como Romaria, Cascalho Rico e Monte Carmelo. “São cidades pequenas da nossa região, com as quais acreditamos estar colaborando por meio de um processo que tem o objetivo de ampliar as possibilidades de atuação do educador ao vivenciar a arte e a cultura do brincar”, ressalta Luciene Andrade, arte-educadora ministrante das oficinas.

O projeto Saltimbancos na Praça é viabilizado com apoio do Sicoob Aracoop, realização da Cia. Cultural EMCANTAR e patrocínio do Fundo Estadual de Cultura e Governo de Minas Gerais.

Um pouco sobre os espetáculos em cartaz em Agosto:

A Cigarra e a Formiga (05/08 – 19h)

A conhecida fábula de Esopo, A Cigarra e a Formiga, ganha uma nova versão do Grupo EMCANTAR neste musical infantil que mescla a força e a poesia do trabalho, do canto e do ofício de ser artista. De um lado, uma formiga sertaneja e trabalhadeira. Do outro, uma sábia cigarra cigana que gosta de cantar. Ambas enfrentando seus desafios e aprendendo a viver a vida com suas constantes transformações. Inspirada também na obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, com canções autorais e arranjos inéditos, o espetáculo conduz o público às estações do ano e ao universo curioso dos dois animais.


ENTREDENTES (12/08 – 19h)

Espetáculo baseado na obra autoral ENTREDENTES, composta inicialmente por um livro de poemas visuais, um CD com 18 faixas e um DVD com 11 videopoemas. No palco, ENTREDENTES tornou-se em grande parte um musical que mescla também performances literárias e visuais, onde a língua é brinquedo de descobrir obviedades de si mesma. Um convite para se lambuzar numa degustação que mescla sensação e emoção, no momento em que a obra dialoga intensamente com a realidade atual, na qual o digital predomina e a arte pede licença para entrar em casa e contagiar a todos com alegria e encantamento.


Os Saltimbancos (19/08 – 19h)

Neste espetáculo, o Grupo EMCANTAR, agora dirigido por Rafael Michalichem, apresenta sua divertida e educativa releitura da obra adaptada por Luiz Enriquez Bacalov e Sérgio Bardotti e músicas adicionais de Chico Buarque, com arranjos e interpretações próprias. Quatro bichos fogem de seus patrões e resolvem formar um conjunto! Em uma aventura divertida e emocionante eles passarão por apuros e vão conhecer a importância da amizade, da solidariedade e do trabalho em equipe. Essa obra é licenciada pela SBAT.

2 visualizações0 comentário