top of page
Foto do escritorSerifa Comunicação

EMATER-MG lança primeiro marketplace público governamental do Brasil voltado para valorizar a agricultura familiar

Emater | Foto Divulgação

Queijos, doces, café especial, mel, geléias, biscoito, cachaça, artesanato. Produtos típicos do interior de Minas Gerais que fazem muito sucesso entre os consumidores de todo o país. A boa notícia é que agora está mais fácil adquirir estes e outros itens, comprando diretamente de quem produz. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) lançou uma plataforma de vendas online, com uma ampla variedade de produtos do meio rural. O site É do Campo (www.edocampo.com.br) reúne a produção de mais de 80 agricultores mineiros. São aproximadamente 400 itens para escolha, que serão entregues no endereço escolhido pelo comprador. O É do Campo faz parte do Programa de Apoio à Comercialização.

Eletrônica de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar desenvolvido pela empresa, com o objetivo de ampliar as vendas da agricultura familiar, graças às tecnologias do comércio online. “O programa é dividido em dois pilares. Um deles é a disponibilização desta plataforma de venda para os produtores. O outro pilar é o serviço de assistência técnica e extensão rural desenvolvido pela Emater-MG para todos os agricultores familiares que fazem parte do É do Campo”, afirma a coordenadora técnica estadual da empresa e gestora do projeto, Rhamillye Bartels. Ela explica que esta assistência técnica funciona como uma chancela. O trabalho dos profissionais da EmaterMG junto aos produtores familiares garante as boas práticas de produção do que é colocado à venda no É do Campo. “Outra questão muito importante é a venda sem atravessadores. “Nosso objetivo é ligar diretamente o produtor ao consumidor final. Então, tudo que está na plataforma é produzido e comercializado pelo próprio agricultor”, informa Bartels. Produtores comemoram a iniciativa

A produtora de café especial de Indianópolis, No município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, uma família de produtores está comercializando o famoso queijo Minas Artesanal no site É do Campo. A produção da premiada queijaria Ouro das Gerais é de 70 peças por dia. Os queijos da família já receberam, por exemplo, a medalha de prata do Mundial do Queijo de 2019, em Araxá, e a medalha de ouro no Prêmio Queijo Brasil, em 2023, realizado em Santa Catarina.“Estamos satisfeitos com os resultados do É do Campo. É uma ferramenta que está otimizando o nosso tempo e nos proporcionando atender melhor o cliente, além de ampliar as vendas para o consumidor final”, afirma o produtor Matheus Loreno. Como participar Os produtores interessados em comercializar no site É do Campo devem procurar os escritórios da Emater-MG, verificar se atendem os requisitos de participação, preencher um cadastro e apresentar os documentos obrigatórios conforme a mercadoria a ser vendida.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page