Emater-MG incentiva adubação orgânica em Iturama, no Triângulo Mineiro

Com objetivo de reduzir custos da adubação de hortas a Emater propôs doações de um grande frigorífico local.

Foto: banco de imagens


No município de Iturama, no Triângulo Mineiro, a equipe local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) estabeleceu uma parceria do setor público e privado para aumentar a rentabilidade na produção agrícola de pequenos produtores do município de Iturama, no Triângulo Mineiro. Em busca de reduzir os custos com a adubação de hortas, a equipe propôs uma parceria com o grande frigorífico no município para doação de esterco bovino aos agricultores.


O esterco bovino utilizado como fertilizante foi parte importante dos custos das pequenas propriedades da região, que não dispunham de animais em número suficiente para garantir esse insumo. "A maioria dos agricultores familiares reside em pequenas propriedades, as quais comportam poucos animais bovinos ou, em alguns casos, até nenhum. Assim se torna muito difícil conseguir o composto orgânico e utilizá-lo em suas produções agrícolas, especialmente naquelas voltadas à horticultura", explica o engenheiro agrônomo, Alexandre Neves.


A equipe da Emater-MG ficou então responsável pelo contato com um frigorífico sediado em Iturama, para verificar a possibilidade de a empresa privada fornecer o esterco bovino aos produtores rurais. A economia nos custos de produção dos pequenos agricultores e o incentivo à agricultura agroecológica, com a redução no uso de fertilizantes químicos, rendeu ao projeto o primeiro lugar do Prêmio MelhorInovAção 2020, entre os finalistas da regional de Uberaba da Emater-MG.


Fonte: Miriam Fernandes - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG

2 visualizações0 comentário