Duo Avita é atração desta semana nas "Sextas Musicais" na Casa Thomas Jefferson

Atualizado: 8 de jul.

A violinista Katya Moeller e a pianista Ksenia Nosikova levam ao público um repertório  com obras de Sergei Prokofiev, Lera Auerbach, Johannes Brahms e Franz Liszt. Evento será em Brasília; conheça as musicistas

(Imagem de Divulgação)


Depois de se apresentar à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio  Santoro, o Duo Avita brinda o público com um espetáculo solo nesta sexta-feira (8), às 20h. A apresentação acontece de forma presencial e com entrada gratuita, na Casa Thomas Jefferson em Brasília, e em transmissão pelo YouTube do centro binacional, que tem o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais.

 Nesta apresentação, que faz parte da série de concertos Sextas Musicais, a violinista Katya Moeller e a pianista Ksenia Nosikova levam ao palco um repertório com obras de Sergei Prokofiev, Lera Auerbach, Johannes Brahms e Franz Liszt.

 

As musicistas

 

Katya Moeller, violinista, 18 anos, é considerada uma “instrumentista fenomenal” por revistas especializadas. Recebe elogios da crítica especializada e do público exigente pelo seu frescor e compromisso sempre com muito vigor e concentração em suas performances singulares, impactantes e refinadas. Iniciou seus estudos ao violino aos quatro anos de idade, apresentou seu primeiro recital solo aos seis anos e, com orquestra, aos 12. Desde então, cumpre intensa agenda de apresentações como solista de orquestras sinfônicas. Com o Duo Avita, se apresentou nos EUA, no Brasil, na Tailândia e em Singapura.

Em 2021, gravou seu primeiro álbum com o Duo Avita, com os 24 Prelúdios de Lera Auerbach para violino e piano e a estreia mundial de Oskolki. Este álbum recebeu cinco estrelas de diversos críticos musicais proeminentes. Katya é uma competidora vencedora em eventos musicais internacionais.


Atualmente, é aluna da professora Almita Vamos e do prestigiado Music Institute of Chicago Academy. Destaca-se, também, nos diversos festivais internacionais de música nos EUA e na Europa. Colabora com formações de música de câmara sempre com repertórios que exigem todas as melhores condições de uma intérprete de talento. Ela dará continuidade aos seus estudos musicais na prestigiada Juilliard School of Music, em Nova York, EUA. Katya toca um violino Sergio Peresson 1978.

 

Ksenia Nosikova, pianista, é descrita pela crítica como uma pianista “de primeira qualidade” (Fono Forum/Alemanha) e de “refinada sensibilidade e excelente pianismo” (New York Concert Reviews). Um dos grandes destaque do cenário musical internacional, apresenta-se com frequência pela Europa, Ásia, EUA, Canadá e América do Sul. Entre as principais salas de concerto em que se apresentou, estão o Carnegie Hall e o Merkin Hall de Nova York, além dos teatros de Shangai e Hong Kong (China).

 

Ksenia é convidada frequente de importantes festivais do mundo, como os de Amalfi e Rimini (Itália), Munster (França), Rovin (Iugoslávia), Gabrovo (Bulgária), Novi Sad (Sérvia), Aspen e Sarasota (EUA). Ela gravou para os selos Profil Medien, Albany, Centaur e Capstone Records. Entre seus nove aclamados álbuns, está a gravação integral dos Anos de Peregrinação de Liszt, um dos pilares do repertório pianístico. Segundo a revista “London’s International Piano Magazine”, o volume “Itália” dos Anos de Peregrinação é um “super disco”, considerado uma das seis melhores gravações da obra, podendo ser equiparada a versões de grandes pianistas, como Brendel, Berman e Bolet.

 

A pianista é formada pelo Conservatório de Moscou, onde concluiu com a mais alta distinção o bacharelado e o mestrado. Após emigrar para os EUA, obteve seu doutorado na Universidade do Colorado e, atualmente, é professora da Universidade de Iowa. Em sua classe, estão pianistas de vários países, que já desenvolvem carreiras de destaque nos EUA e no exterior. Premiada em três concursos internacionais, Ksenia Nosikova é convidada frequente para compor o júri de vários concursos, como o Liszt-Garrison, Los Angeles, Schmidbauer e MTNA (EUA), além do Ibla Grand Prize (Itália). Ksenia Nosikova é uma artista Steinway, além de membro da Sociedade Liszt dos EUA e Diretora Artística da série de concertos “Piano Sundays” at Old Capitol.

 

A Casa Thomas Jefferson e as Sextas Musicais


O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

 

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares. O projeto destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerado um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.


Prestigie! Duo Avita - Katya Moeller e Ksenia Nosikova

Data: 8º de julho de 2022

Horário: 20 horas

Local: CTJ HALL- Casa Thomas Jefferson – Brasília ( com  público presencial) e transmissão pelo canal da CasaThomas Jefferson no YouTube - https://bit.ly/3yOKkXX

*Texto de Divulgação

9 visualizações0 comentário