Diante dessas transformações, a concepção de espaços flexíveis e multiusos na arquitetura ganha cada vez mais destaque.
Publi Editorial / Fotos: Divulgação
Estratégias para maximizar a eficiência energética em espaços interiores
Não dá para falar de design inteligente sem remeter à necessidade da conscientização mundial sobre as mudanças climáticas e a preservação dos nossos recursos naturais. Tudo que se refere à design sustentável e à decoração ambiental deixou de ser tendência passageira, tornando se pilar essencial para a qualidade de vida de todos, pois de maneira eficiente agregamos funcionalidade, personalidade e conforto aos ambientes. Afinal, quem não sonha em ter uma casa com espaços lindos, economicamente eficientes, confortável e ambientalmente amigável?
Materiais e mobiliários sustentáveis
Saber escolher esses materiais exige um cuidado todo especial. É preciso se atentar à sua origem e ao processo de produção. Opte por materiais de construção sustentáveis, produtos reciclados, madeira certificada e revestimentos de baixo impacto ambiental. Muitos destes materiais são riquíssimos em cores, texturas e estilos. É comum nos espaços contemporâneos unirmos o antigo e o novo, portanto recicle aquele móvel de família. O que antes era provisório, hoje é definitivo. Esses mobiliários contam uma história e ocupam locais de destaque em ambientes sofisticados e modernos.
Iluminação eficiente
Investir em eletrodomésticos eficientes é se beneficiar do que há de melhor em tecnologia e economia. Quanto à iluminação, sabemos que ela é a protagonista da casa e, atualmente, temos centenas de leds de alta performance e dispositivos de energia cada vez mais sustentáveis e econômicos, além de ser possível aproveitar a iluminação natural ao máximo, através de janelas, claraboias, pergolados, painéis de vidro etc. E para um toque de modernidade, temos a automação, que além de otimizar o consumo de energia, integra várias funções como iluminação, temperatura e segurança.
Controle inteligente de temperatura e climatização
As cortinas de materiais naturais, capazes de bloquear a incidência de sol e calor ou ainda janelas para uma ventilação cruzada eficiente, são alternativas para gerar um ambiente sustentável e agradável. As indústrias de energia solar no país crescem e, com isso, esperamos em breve que todos tenhamos acesso à essa energia limpa.
Economia de água
Quando o assunto é reduzir o consumo de água, múltiplas opções estão disponíveis. Há torneiras para gerar economia durante o uso, chuveiros que se autorregulam ou ainda peças para reduzir o fluxo. Vale mencionar também os sistemas de captação da água da chuva.
Espaços verdes internos
Conhecido como design biofílico, inserir plantas para dentro dos ambientes, não só dá aquele toque especial e aconchegante, mas também o melhor do mundo natural, com uma melhor qualidade de ar e visual.
A sustentabilidade do design de interiores é o conjunto dessas ações nos ambientes, materializando a vontade de se integrar como cidadão consciente, colhendo as vantagens de um espaço planejado para ser eficiente, econômico, confortável e com o menor impacto ambiental possível.
Komentar