Alguns edifícios públicos já estavam com a iluminação verde desde o início do mês em apoio à campanha
Nesta sexta-feira, 20, começa oficialmente à Campanha 24 horas pelo Glaucoma, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Com isso, várias entidades públicas e privadas de todo o Brasil vão mostrar apoio e alertar sobre a doença por meio da iluminação verde.
A iniciativa visa conscientizar a população sobre os riscos do glaucoma e sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce. As ações que transcorrem ao longo de maio concentrarão esforços em uma grande maratona on-line prevista para o sábado, 21, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e com o apoio de diversas empresas parceiras.
“É preciso que a população esteja atenta à necessidade de realizar exames preventivos, para evitar problemas com doenças assintomáticas e progressivas no aparelho de visão, como é o caso do glaucoma. Embora seja um mal crônico, o diagnóstico e tratamento precoce garantem grandes chances de interromper o avanço da doença”, explicou o presidente da SBG, Roberto Galvão Filho.
Além das ações de iluminação em alusão à causa, o projeto também conta com o apoio de diversas personalidades e entidades médicas. “Todas as ações da campanha têm a pretensão de promover reflexões e impulsionar informações seguras acerca do glaucoma. Essa estratégia de iluminar espaços de grande visibilidade em todo o país é mais uma maneira de chamar atenção dos brasileiros para o risco em torno da doença, além de estimular a busca por informações sobre exames, diagnóstico e tratamentos”, destacou o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Cristiano Caixeta Umbelino.