De acordo com dados coletados, no final de 2022, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 700 mil pessoas morrem, por ano, devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Ainda segundo a OMS, as taxas mundiais de suicídio estão diminuindo, mas na região das Américas os números vêm crescendo. Entre 2000 e 2019, a taxa global diminuiu 36%. No mesmo período, nas Américas, as taxas aumentaram 17%. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
Foi pensando neste cenário que a ONG Fraternidade Sem Fronteiras promove, nos dias 16 e 17 de setembro, na cidade de Uberlândia, um evento focado em debates sobre a conscientização a respeito da depressão e prevenção do suicídio.
A programação será composta por painéis com especialistas no assunto, incluindo psiquiatras, psicólogos, geriatras, oncologistas e ortopedistas. Para o encerramento está confirmada a participação do conferencista e escritor Haroldo Dutra Dias, que atualmente trabalha com pesquisas sobre saúde mental e qualidade de vida.
Esses profissionais discutirão a depressão e o suicídio em diferentes grupos - crianças, adolescentes, idosos e pacientes frágeis com doenças graves -. Além disso, serão abordadas estratégias de apoio aos familiares que enfrentam o luto nessa situação tão delicada.
“Acreditamos que juntos podemos criar um ambiente de apoio e compreensão, promovendo a conscientização sobre a depressão e prevenção do suicídio”, destaca Rodolfo Gadia, médico oncologista e um dos integrantes da ONG Fraternidade Sem Fronteiras.
O evento será totalmente gratuito e aberto ao público em geral. A intenção dos organizadores é alcançar o maior número possível de pessoas, oferecendo informações valiosas e estratégias de prevenção. Setembro foi o mês escolhido para o evento em função das iniciativas que compõem o Setembro Amarelo, ação que se originou em 2014 no Brasil, por meio de uma campanha criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Este mês foi escolhido porque o dia 10 de setembro já era considerado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Agende-se:
O quê: Debate sobre depressão e prevenção ao suicídio
Quando: 16 e 17 de setembro
Horário: das 08:30 às 18:00 horas
Onde: Anfiteatro 3Q, Campus Santa Mônica, Universidade Federal de Uberlândia - Entrada gratuita
Divulgação
Comentários