Por Letícia Alves
Fotos Divulgação
Toda invenção criativa significativa que a humanidade já presenciou, como por exemplo, a criação da lâmpada incandescente, por Thomas Edison, dando início à “Era da Eletricidade” em 1879, a criação do primeiro automóvel e sua produção em massa, por Henry Ford em 1908 e, até mesmo a criação do Iphone, cujo criador Steve Jobs visualizou a possibilidade de um aparelho celular sem teclas, foram duramente criticadas e desacreditadas por uma grande quantidade de pessoas, até serem adotadas em massa ao redor do mundo.
Com a construção civil brasileira e a chegada de outros sistemas construtivos oriundos de outros países, também se percebe uma certa resistência no mercado, principalmente pela falta de conhecimento, mas positivamente tem sido vencida na escala do tempo. A adoção de sistemas paralelos à alvenaria tem ganhado cada vez mais força em função das vantagens que apresentam no quesito praticidade, tempo, qualidade e sustentabilidade.
Construir em metade do tempo já é possível sim, através do sistema ICF. Além da grande
vantagem no quesito de produtividade com redução do tempo da obra em até 50%, é possível utilizar a mesma mão de obra convencional, obter custos semelhantes e ainda ter uma construção com desempenho energitérmico superior.
Para as pessoas que acham que o sistema ICF é novo, saiba que a primeira fôrma de ICF foi patenteada há 54 anos, por Werner Gregori, um jovem imigrante alemão e empreiteiro de profissão, que durante suas férias no Canadá teve um insight observando as crianças construindo castelos de areia e a caixa térmica que conservava as bebidas geladas.
A patente foi oficialmente apresentada no Canadá em março de 1966 e o pedido concedido nos EUA em outubro de 1968. O sistema ICF nada mais é do que concreto armado moldado em fôrmas de isopor (EPS) de alta densidade e com retardante antichama classe F. As fôrmas são montadas tipo “lego” e depois recebem a ferragem por dentro.
Após a montagem das paredes e da laje, a estrutura é preenchida com concreto manual ou bombeado, resultando em um conjunto estrutural monolítico e sólido de concreto armado, substituindo de uma só vez a estrutura e vedação convencional (NBR16055/2012) e por isso é tão rápido. As instalações elétrica e hidráulica são simples e feitas com recorte no isopor para as passagens.
Quanto ao acabamento, externamente utiliza-se a argamassa polimérica flexível e internamente para pintura aplica-se a argamassa de gesso estruturada ou o revestimento escolhido diretamente no isopor com argamassa AC3. E você, deseja mais velocidade e qualidade na sua obra? Já considerou o sistema ICF? Consulte um especialista e saiba mais.
Letícia Alves é Arquiteta e Especialista Sistema Steel Frame e ICF. Contatos: 34.99960-7090 | arqleticia.alves (insta) | arqleticiadesign@gmail.com
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