Conheça o processo antifraude e como ele tem auxiliado os negócios digitais

Conheça as tecnologias que estão disponíveis para proteger o seu negócio digital.


Foto: Cedro Technologies


Com avanço da presença dos negócios digitais na internet, que intensificaram as compras, investimentos e pagamentos online, aumentou também a preocupação do consumidor com seus dados disponíveis na internet e a confiança com os negócios online.


A fraude é uma ação ilícita que busca enganar uma pessoa ou instituição, mas na prática existem diversos tipos de fraude. Falsificar documentos de identidade, boletos, clonagem de cartão, roubo de dados e envio de e-mail à vítima são alguns exemplos de fraudes que podem expor o seu cliente.

Apesar das vendas online terem um processo ainda mais promissor em vendas do que a venda física, é preciso conquistar a confiança do consumidor. Segundo um levantamento da Ebit/Nielsen, 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online em 2020, portanto, é importante que as empresas implementem uma estratégia antifraude, pois além de evitar prejuízos financeiros, a empresa poderá garantir uma prática de prevenção de fraudes de maior segurança, aumentar a credibilidade do negócio e proporcionar maior satisfação aos clientes. Nesse cenário, três estratégias ganham destaque na prevenção de fraudes: Validação cadastral; OCR; e Face Match.


A Validação cadastral é uma forma de autenticar a identidade de um determinado usuário para evitar que golpistas acessem informações sigilosas. Esse método consiste em processar dados recebidos e verificá-los para avaliar sua veracidade. Atualmente, existem sistemas especializados em realizar a validação cadastral com a ajuda da tecnologia.


A Optical Character Recognition (OCR) é uma tecnologia de checagem rápida de dados. Na prática, ela permite converter artigos digitalizados em textos editáveis. Com isso, é possível apenas copiar as informações e colá-las em um sistema de busca para avaliar a veracidade dos dados. O OCR torna o processo antifraude mais ágil, economizando tempo de clientes e empresas.


A Face Match é, como o nome indica, um sistema tecnológico baseado no reconhecimento facial. Esse método consegue analisar o rosto de uma pessoa e avaliar se ele corresponde ao cadastrado no sistema. Assim, se alguém que não possui as características da pessoa cadastrada tentar entrar no sistema, a tecnologia não permite que o golpista tenha acesso às informações guardadas. Trata-se de uma metodologia moderna e segura que permite autenticar a identidade dos usuários com rapidez.


O Data Engine e Guide Investimentos é uma solução da Cedro Technologies que auxilia empresas a evitarem fraudes, por meio de diferentes processos de consulta e validação de informações. Uma das funcionalidades que reduz o risco de fraudes é a validação cadastral. Enquanto o cliente realiza o cadastro no site, o Data Engine, simultaneamente, faz consultas em fontes diversas, que irão validar a autenticidade dos dados. Um dos clientes que utiliza o Data Engine desde 2017 para a prevenção de fraudes é a Guide Investimentos. Com a solução, a empresa do setor financeiro modernizou o cadastro online de clientes e também o processo de validação cadastral. Essa mudança tornou o Data Engine a principal ferramenta no processo cadastral da Guide. Além de ajudar empresas a reduzirem fraudes, o Data Engine simplifica processos de compliance e validação cadastral. Com mais de 2 mil clientes ativos, 60 mil validações cadastradas, 130 mil dossiês gerados e 103 fontes de dados disponíveis para os usuários, ele é a plataforma de automação de processos que mais cresce no mercado.


12 visualizações0 comentário