Acervo com peças históricas fica em fazenda em que proprietários preservam a importância da memória da cidade e do país.
Publieditorial
Fotos Iris Senne
Localizado na Fazenda Haras Barreiro, o Museu Vera Maximiano Drummond é um local de memória, que guarda um acervo com peças de valor histórico, em um prédio com mais de meio século de existência. A área é considerada um parque ecológico devido a diversidade oferecida pela natureza na propriedade rural.
O Museu e o parque estão abertos para visitação do público, mediante agendamento prévio. O objetivo é garantir a continuidade da história para que as futuras gerações possam conhecer o passado e construir um futuro com mais dignidade.
Acervo
A propriedade ao ar livre tem estrutura arquitetônica, contendo acervo de peças expostas que estão inseridas e reconhecidas no Sistema Brasileiro de Museus, sob o Código 2.60.18.7784 e número no sistema ES-7031.
Quem for conferir, vai deparar com um dos mais ricos acervos da região. São obras de arte, mobiliário do final do século XIX, prataria, utensílios domésticos, carruagens e minerais, além de todo um acervo arqueológico e palentológico, inclusive meteoritos de bilhões de anos e fósseis com milhões de anos. Eles relatam a história do universo, com objetos catalogados e documentados.
Natureza
Quanto ao local onde a Fazenda Haras Barreiro está localizada, a região tem serras, cachoeiras, trilhas e animais silvestres. Tudo preservado, sendo considerado um verdadeiro parque ecológico. Outro ponto que a propriedade rural oferece de conhecimento é o fato de possuir um dos maiores e mais diversos bancos de sêmen de gado bovino do país, com milhares de doses de várias raças, dentre elas: Watusi, LongHorn, Kangayam, Puganôr e Mini. Além do gado bovino de pureza comprovada, a fazenda guarda uma raridade da espécie Quatro Chifres na ovinocultura; o Casco de Burro na suinocultura; o cavalo Árabe com maior expressão da equinocultura e o Aseel Rajah, na avicultura. Todas são bem cuidadas e preservadas - objetivo principal dos proprietários.
Visitação
O Vera Maximiano Drummond conta com visitação aberta ao público, desde que feita com agendamento e aprovação prévia. A intenção é que o conhecimento da história local contribua para a preservação da memória da cidade e região.
Comments