top of page

Concurso do espumante brasileiro edição 2023

Atualizado: 3 de jan.

Por Wallace Neves | Sommelier

Fotos: Divulgação


O veredito foi brindado pela entidade que realiza o concurso com o propósito de promover a bebida.


O 13° Concurso do Espumante Brasileiro é a maior edição da história do evento, reunindo 505 amostras de 93 vinícolas de 8 estados – Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Enologia, em setembro, no Hotel Dall’Onder Ski, em Garibaldi (RS), a capital brasileira do espumante. Todos temos a convicção que o Brasil não possui uma uva emblemática, como a Malbec na Argentina, Tannat no Uruguai ou a Cabernet Sauvignon no Chile. Mas temos sim, um produto, um estilo, e esse estilo é o que mais nos representa. O espumante, é claro. A convite da Associação Brasileira de Enologia (ABE) compus o corpo de 54 jurados, entre enólogos, jornalistas, escritores, sommeliers e e influencers do mundo do vinho. Seguindo as normas internacionais da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), os espumantes premiados foram os mais pontuados, respeitando o limite de 30%.

Para o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, este é um grande resultado que mostra como o espumante avança pelo Brasil, esbanjando toda sua qualidade e diversidade.

O veredito foi brindado pela entidade que realiza o concurso com o propósito de promover a bebida. “Quando a ABE resolveu fazer o Concurso do Espumante Brasileiro, em 2001, pensou em um projeto capaz de colocar o espumante brasileiro na vitrine nacional e internacional. E é isso que estamos fazendo desde sempre. Ver esta evolução em todos os sentidos nos enche de orgulho. Que mais e mais vinícolas continuem participando, mostrando ao Brasil e ao mundo que os espumantes brasileiros são espetaculares”, destaca.



Das 505 amostras que avaliamos às cegas, 172 foram premiadas, sendo 153 premiadas com medalhas de ouro, 6 Ouro/Destaque e 13 com Grande Ouro. Avaliamos amostras de espumantes naturais, ou seja, feitos com uvas vitis viníferas, a partir de diferentes métodos e que estejam sendo comercializados pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (Charmat e Tradicional) e espumantes de primeira fermentação (Moscatéis).

GRANDE MEDALHA DE OURO

1. I Love Wine Espumante Moscatel Branco – Antônio Basso & Filhos – Vinho Canção (Caxias do Sul – RS)

2. Monte Paschoal Dedicato Espumante Brut Champenoise – Basso Vinhos e Espumantes (Farroupilha – RS)

3. Casa Valduga Premium Espumante Moscatel – Casa Valduga Vinhos Finos (Bento Gonçalves – RS)

4. Cave Antiga Espumante Moscatel 2018 – Cave Antiga Vitivinícola (Farroupilha – RS)

5. Garibaldi Vero Espumante Brut Rosé 2023 – Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi – RS)

6. Valmarino Espumante Brut Tradicional 2018 – Estabelecimento Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira – RS)

7. Dom Naneto Espumante Moscatel Rosé – Indústria Vinícola São Luiz (Garibaldi – RS)

8. Miolo Iride Espumante Nature – 10 anos Surlie 2012 – Miolo Wine Group (Bento Gonçalves – RS)

9. Chandon Passion – Möet Hennessy do Brasil (Garibaldi – RS)

10. Biografia Espumante Brut Rosé 2017 – Vinícola Máximo Boschi (Bento Gonçalves – RS)

11. Casa Perini Espumante Branco Cristal Demi-Sec – Vinícola Perini (Farroupilha – RS)

12. Fenice Espumante Nature Branco 2018 – Vinícola Santa Augusta (Videira – SC)

13. Zanella Espumante Blanc de Blanc Brut – Vinícola Zanella (Antônio Prado – RS).


Os leitores da Hub poderão consultar os espumantes premiados na categoria Ouro no site da Associação Brasileira de Enologia (ABE). Essa foi a oitava vez que visito a Serra Gaúcha, a terceira somente nesse ano.

Me encantei com a qualidade dos nossos espumantes e o profissionalismo e dedicação dos enólogos. Além de participar do concurso como jurado, visitei algumas vinícolas, cada uma com sua proposta, com sua técnica singular e produzindo espumantes com o estilo da Maison (casa em francês).

Quero deixar meus agradecimentos à ABE e à todas as vinícolas que nos presenteiam com qualidades incomparáveis de espumantes e o melhor custo/benefício. Saúde!


Wallace Neves @wallace_sommelier - Sommelier, consultor, palestrante e professor da Associação Brasileira de Sommeliers.

Com alguns prêmios na carreira, conquistei os títulos de “Campeão Concurso Sommelier Novos Talentos (2011)”, “Sommelier do ano Rio Wine And Food Festival RJ (2016)” ,“Melhor Sommelier do Brasil em Vinhos do Alentejo (2017)”, me tornando Embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil e Melhor Sommelier do Brasil 2022.

11 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page