Pra começo de conversa, você precisa saber exatamente o que é um investimento! Investimento é algo que tem como função fazer o dinheiro render e isso nem sempre acontece. Porém, qualquer pessoa que adquire um produto para investir seu dinheiro espera que ele cumpra sua função.
O investimento em si precisa representar alguma coisa, ou seja, ele precisa de lastro. Sempre deve existir algo por trás de qualquer tipo de investimento. Investir em ações, por exemplo, é como comprar pedacinhos de uma empresa; em títulos públicos é como comprar fatias da dívida do Tesouro Nacional. Toda vez que você “investe” está adquirindo alguma coisa, seja algo físico ou um direito. Com o mercado imobiliário a lógica é a mesma e ele pode te oferecer oportunidades interessantes para excelentes negócios. Mas para que isso aconteça e você consiga fazer um investimento bem-sucedido se faz necessário tomar alguns cuidados.
E aqui vão algumas dicas importantes:
1. Dedique algum tempo para realizar uma pesquisa de mercado: antes de comprar ou vender um imóvel, é importante investigar as tendências e as demandas do mercado imobiliário na região de seu interesse. Isso ajuda na tomada de decisões acertadas e, assim, você evita investimentos mal sucedidos.
2. Determine o seu orçamento: antes de iniciar a busca pelo imóvel, defi na o quanto está disposto a gastar e leve em consideração as despesas adicionais como impostos, taxas e manutenção. Isso ajuda a selecionar os imóveis dentro de suas possibilidades financeiras, evitando investimentos excessivos e equivocados.
3. Verifi que a localização: esse é um dos principais fatores que afetam o valor de um imóvel. Considere a acessibilidade, infraestrutura e segurança da região. Propriedades localizadas em áreas com alta demanda são mais valorizadas e podem oferecer um melhor retorno para o seu investimento.
4. Analise o imóvel: a análise cuidadosa do produto antes de fazer uma oferta é fundamental. No caso de imóveis prontos, verifi que se há problemas estruturais ou necessidade de reparos e leve em consideração o valor desses reparos no preço fi nal. Também é importante verificar a documentação do imóvel para evitar surpresas desagradáveis.
5. Negocie o preço: realizar um bom negócio pressupõe habilidade para negociar. Esteja preparado para fazer uma oferta abaixo do preço pedido e negocie os termos da transação para obter as melhores condições possíveis.
Além de comprar ou vender um imóvel, também é possível investir em casas ou apartamentos para gerar renda passiva. Isso pode incluir a compra de imóveis para aluguel ou investimentos em crowdfunding imobiliário.
Lembre-se que o mercado imobiliário é dinâmico e sujeita-se à variações ao longo do tempo. É importante atualizar-se e buscar aconselhamento profi ssional. Com as estratégias certas, é possível fazer um excelente negócio no mercado imobiliário brasileiro e o mais importante - com lastro!
Comments