Um estudo feito pela Universidade de Duke mostrou que os hábitos são responsáveis por aproximadamente 40% das nossas atitudes diárias.
Vanessa Zago | Fotos Divulgação
Mais um ano iniciou-se e a vida continua seguindo seu fluxo normalmente. Talvez você tenha seguido algumas tradições na passagem de ano, como por exemplo usar branco para atrair paz ou comer grãos para atrair fartura e prosperidade financeira, etc.
Mas preciso te informar que se você não tiver uma mudança de postura e de mentalidade neste novo ano sua vida continuará a mesma. Você quer mudar, quer viver uma vida com mais significado, mas não sabe por onde iniciar? Inicie construindo novos hábitos.
Certamente sua vida será transformada porque pequenas mudanças trarão grandes resultados. O surgimento de novos hábitos é parte de uma sequência de aprendizado e repetição.
Diariamente, fazemos várias coisas no “piloto automático”. Isso acontece porque, para poupar energia e esforço, nosso cérebro usa o conhecimento já adquirido para transformar nossas decisões repetidas em hábitos.
Um estudo feito pela Universidade de Duke mostrou que os hábitos são responsáveis por aproximadamente 40% das nossas atitudes diárias. Então, podemos supor que se você não cria bons hábitos durante a vida, acaba perdendo quase metade de cada dia para a improdutividade ou deixando de lado aquilo que é realmente importante.
Os estudos mostraram que os nossos hábitos funcionam com base em loops neurológicos, que são constituídos por três partes:
Gatilho: é a motivação que atua como um despertador para a ação;
Rotina: é a ação praticada em série em busca de uma recompensa;
Recompensa: a gratificação que com o passar do tempo colabora para que o cérebro repita a ação esperando por determinado resultado.
Como criar novos hábitos?
1. Estabeleça pequenos objetivos Para formar bons hábitos é preciso disciplina e determinação. Um dia após o outro e um passo de cada vez. Se você tentar mudar tudo de uma vez só, é bem possível que se frustre.
2. Busque por inspirações Uma ótima maneira de adquirir e manter bons hábitos é buscar por referências. Podem ser mentores ou profissionais que você admira, em relação a hábitos específicos. Eles são a prova viva de que com disciplina os bons resultados chegam.
3. Foque no longo prazo e celebre Um dos principais desafios para criar novos hábitos é que os resultados não aparecem de maneira imediata. Tenha em mente que grandes evoluções precisam de tempo.
Vanessa Zago Administradora e financista por formação, Empreendedora Social por paixão e vocação. Voluntária em OSC’s na cidade de Uberlândia e criadora de conteúdo digital na área social, espiritual e gestão das emoções.
Comments