top of page

Cervejaria mineira utiliza métoda da NASA no processo de produção

Focada em segurança alimentar, a cervejaria utiliza uma ferramenta desenvolvida pela NASA que analisa os riscos da produção e seus efeitos.

Foto: Krug Bier/Divulgação


A cervejaria mineira, Krug Bier, utiliza a ferramenta FMEA (Failure Mode Effect Analysis), desenvolvida pela NASA a fim de garantir uma segurança alimentar com controle de qualidade de processos e produtos.


Criada nos anos 50, a FMEA tinha como objetivo minimizar os riscos de falha nas missões espaciais, por isso ela analisa como um projeto, processo ou produto pode falhar e que efeitos poderão causar nos clientes, funcionários e na população em geral. “O interessante desta ferramenta é que ela não se limita ao risco alimentar e quantifica o risco envolvido”, diz o Mestre Cervejeiro Alfredo Figueiredo.


A Krug Bier possui um moderno laboratório para análises com capacidade para mais de 15 testes variados, que garantem, por exemplo, que as cervejas sem glúten produzidas pela cervejaria estejam de acordo com os parâmetros exigidos pela legislação. A indústria utiliza mais de uma ferramenta de sistematização focada em segurança alimentar, um exemplo é a HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Point) que analisa os perigos em relação à segurança alimentar e determina os pontos críticos onde devem ser feitos os controles.

“Através de um controle minucioso de processos internos, produzimos nossas cervejas sem glúten de forma tradicional, utilizamos malte de cevada – que contém a proteína glúten naturalmente em sua composição – porém ao final do processo produtivo essas macromoléculas são retiradas da cerveja. Dessa forma conseguimos manter o perfil sensorial da cerveja agradável, e ainda tornar o consumo 100% seguro para celíacos ou pessoas que estejam buscando uma redução do consumo de glúten na dieta” afirma Rodolfo Rosenthal, engenheiro de alimentos e responsável pela gestão da qualidade na Krug Bier.


Ficou interessado pelos processos cervejeiros da Krug Bier? Acesse o site e conheça mais sobre a cervejaria mineira.


Fonte: Jornal Estado de Minas

3 visualizações0 comentário
bottom of page