Durante todo o primeiro semestre de 2024, foram registrados 2,1 milhões de novos pequenos negócios. Os microempreendedores individuais (MEI) representam 76,5% dos pequenos negócios abertos no primeiro semestre. Já as microempresas (ME) somaram 19,3% e as empresas de pequeno porte (EPP) ficaram com 4,2%.
Em junho, mais de 338,8 mil pequenos negócios começaram suas atividades em todas as regiões do Brasil. Desse total, as microempresas, os microempreendedores e as pequenas empresas representaram 96,2% do número total de novos negócios, que chegou a 352,1 mil. Esse percentual é 4% maior em comparação com o mesmo período de junho do ano passado.
No ambiente empresarial, que se torna mais competitivo a cada dia, é crucial que empreendedores se capacitem, especialmente nos primeiros anos de atuação, para que suas empresas possam acompanhar as rápidas mudanças do cenário corporativo. A carência de conhecimento, de uma visão estratégica clara e de experiência são elementos determinantes que levam muitas empresas a fecharem as portas no país.
Para auxiliar as empresas associadas no enfrentamento desses desafios, a CDL disponibiliza 1 hora de mentoria gratuita em diversas áreas de atuação.
Esses encontros são conduzidos por uma equipe de especialistas altamente capacitados e com larga experiência nos segmentos.
“O sucesso dessa iniciativa é resultado do compartilhamento e da análise dos desafios que os empresários enfrentam diariamente em seus negócios. É um atendimento personalizado, em que o consultor primeiro entende a real situação do negócio e fornecer orientações direcionadas para solucionar esses desafios. Essa solução, altamente valorizada pelos associados, é oferecida sem nenhum custo, apesar de seu alto valor no mercado. Trata-se de um benefício exclusivo que a CDL proporciona aos seus associados”, disse a superintendente da CDL Uberlândia, Lécia Queiroz.
Confira as nove áreas de atuação do programa:
Arquitetura e design de espaços comerciais: Orientações técnicas e personalizadas para transformar a sua loja em um ambiente estrategicamente pensado para atrair e conduzir o cliente até o fechamento da venda.
Atendimento, Liderança e Equipes de Alta Performance: Orientações para melhorar o atendimento, o ticket médio e a satisfação do cliente.
Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas: Plano estratégico de negócios e mapeamento de perfil comportamental da equipe.
Finanças e controle orçamentário: Ferramentas para otimizar a gestão financeira, o controle de custos e a eficiência na tomada de decisões.
Gestão de Projetos, Inovação e Experiência do Cliente: Melhoria de Processos para gestão de mudanças e melhor experiência do cliente.
Inteligência emocional Liderança e Gestão do Tempo: Aconselhamento personalizado para resolução de conflitos, habilidade em lidar com as emoções pessoais e interpessoais na empresa.
Marketing Digital e Vendas: Estratégias e ações para se posicionar melhor no mercado, criando valor para o cliente e gerando lucro para a empresa.
Gestão de Negócios e Gestão de Cargos e Salários: Orientações para um ambiente de trabalho mais ágil, criativo e capaz de melhorar a eficácia, proatividade e comprometimento da equipe com os resultados.
Gestão Tributária e Recuperação Fiscal: Orientação e planejamento Tributário.
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