“Procedimento parece complexo, mas é realizado em apenas 15 minutos sob anestesia local”
Publieditorial
Foto Mauro Marques
Segundo a Sociedade Brasileira de Cabelo, a calvície afeta 42 milhões de brasileiros. A OMS (Organização Mundial de Saúde) já aponta que pessoas com idade entre 20 e 25 anos, e metade dos homens com até 50 anos, estão sofrendo com a calvície. A dermatologista e tricologista, Thalita Carlesso, comentou em entrevista ao JM Online que o principal motivo da calvície é a genética (Alopecia Androgenética). Também existem casos da calvície por disfunção hormonal, deficiência nutricional, doenças inflamatórias crônicas chamadas de alopecias cicatriciais, como a alopécia frontal fibrosante.
Soluções atuais no tratamento da calvície
Por ser uma condição bastante incidente no Brasil e no mundo existem muitos tratamentos para a calvície genética. O principal tratamento é o uso de medicações. Os principais seriam a Finasterida e a Dutasterida, comprimidos que impedem a formação de um hormônio que dificulta o crescimento do cabelo - DHT. Loções também são utilizadas, tanto na calvície masculina quanto feminina. Esses ativos promovem o crescimento dos fios e estabilizam a calvície como o Minoxidil. Existem ainda procedimentos, tanto para otimizar os resultados dos pacientes que utilizam as medicações, como também para pacientes que não querem ou não podem fazer uso de remédios.
Laser, microagulhamento, radiofrequência, plasma rico em plaquetas, mesoterapia e tratamento com células-tronco são alguns exemplos de tratamentos com boa evidência científica. Quando a calvície já é muito avançada existe a possibilidade do transplante capilar.
Pioneirismo
Desde 2017, existem estudos sobre o tratamento da calvície com células-tronco. Estas células são removidas do próprio couro cabeludo do paciente (região doadora) e após passar por um processo de preparação e seleção são aplicadas diretamente no couro cabeludo. “Parece um procedimento complexo, mas é realizado em apenas 15 minutos sob anestesia local. Os resultados são notáveis a partir de três meses do procedimento. Realizamos, inclusive, durante o transplante capilar para aprimorar ainda mais o resultado”, explica Dra.
Thalita Carlesso, que é uma das pioneiras nessa técnica no Brasil. Ela esteve recentemente em Roma - Itália (a primeira brasileira a realizar o treinamento com o criador da técnica) para uma atualização nesse tratamento tão promissor e está participando de diversos estudos que envolvem essa tecnologia. “Sei o quanto a calvície afeta a autoestima, sempre busco o melhor e mais atual para os meus pacientes”, enfatiza.
Dra. Thalita Machado Carlesso
Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Estadual de São José do Rio Preto/SP - FAMERP.
Especialista em Tricologia, Estética, Cosmiatria e Laser pelo Hospital Albert Einstein - São Paulo-SP.
Especialização em Transplante Capilar e Cirurgia de Restauração Capilar pelo Hospital do Servidor Municipal de São Paulo-SP - HSPM.
Membro da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Membro da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC).
Fellow na Cidade do México no Instituto Kaloni de Pesquisa de Restauração Capilar.
Fellow no Hospital Saint Louis em Paris - França.
Fellow com Dr. Trivelline em Assunção - Paraguai.
Sócia proprietária do Hair Academy, empresa especializada em cursos nas áreas de Tricologia e Transplante Capilar, ministrando frequentemente cursos sobre Tricologia e Transplante Capilar com centenas de alunos capacitados por todo o Brasil.
É profissional atuante em pesquisas científicas, com capítulos de livros publicados, trabalhos divulgados em revistas nacionais e internacionais.
Participa frequentemente de congressos e cursos nacionais e internacionais, sempre trazendo o que há de mais atual para seus pacientes e alunos.
34 9662-6321
Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1053 - Uberlândia - MG
@drathalitacarlesso | www.drathalitacarlesso.com.br
Comments