Um dos fatores que leva a isso é que estamos o tempo todo sendo bombardeados por referências externas. São padrões muitas vezes inalcançáveis ou bem distantes da nossa realidade.
Por Lorena Borges | Consultora de Imagem e Corretora Alto Padrão
Foto Divulgação
Sabe aquela sensação de que seu dia tem altos e baixos, que sua autoestima muda muito rápido, como se estivesse em uma montanha russa? É sobre isso que vamos falar, esses picos e vales de sentimentos e emoções sobre nós mesmos. E sobre como isso pode mudar para melhor!
Ao longo dos últimos 12 anos trabalhando como Coach, especialmente com Imagem e Autoestima, desenvolvi uma ferramenta que gosto de chamar de Montanha Russa da
Autoestima. Refletir sobre como estamos com a gente mesmo parece simples, porém muitas vezes é delicado e deixamos para depois. Vamos negligenciando esses movimentos, por vezes bruscos, das nossas emoções e sentimentos ao longo do dia. No final, parece que estamos tão chacoalhados que é como se descêssemos de uma montanha russa com vários loopings.
Se você às vezes (ou sempre) experimenta esse sentimento de ir de muito amor-próprio e autoconfiança para muita insegurança, autocrítica ou até mesmo baixa estima, aqui vai uma reflexão que pode te ajudar.
Um grande fator de causa para essa montanha russa é que estamos o tempo todo sendo bombardeados por referências externas. São padrões muitas vezes inalcançáveis ou estão em uma realidade bem distante.
Existe um mercado inteiro torcendo para que você se sinta insuficiente, se sinta insegura (o), fora do padrão desejável... porque a sua INSEGURANÇA gera lucro! Muito lucro...
E quanto mais dentro desta “montanha russa”, mais vulnerável você se torna, mais lucro para quem vende “autoestima”. A boa notícia é que você pode sair desse looping, pois autoestima não se compra. Ela se constrói com hábitos que geram auto-valor.
No meu método sugiro cinco passos para sair desta montanha russa:
Observe os gatilhos que te puxam ou te impulsionam: fique atenta, pois a maneira como você reage indica necessidades que não estão sendo atendidas, limites que precisam ser estabelecidos. Evite conviver com as pessoas que fazem muitos comentários negativos e são inconvenientes. Pelo menos até você se fortalecer;
Preste atenção às emoções recorrentes, positivas ou negativas: faça a seguinte pergunta: quando tenho essa emoção o que de negativo ou positivo acontece em minha vida?
Aceite suas emoções com carinho: lembre-se de tratar a si com muito mais amor e compaixão. Busque ser menos exigente e duro consigo;
Dê um tempo para processar emoções: na velocidade em que as coisas acontecem, raramente arranjamos um tempo para processar nossas emoções com calma e sabedoria, sair da montanha russa é se dar uma pausa também;
Busque apoio: se você precisar desabafar, faça isso. Mas entenda que nem toda (o) amiga (o) vai saber te colocar para cima e te ajudar a sair do looping. O melhor a fazer é buscar autodesenvolvimento pessoal.
Criar novos hábitos, melhorar os antigos e contar com um método para melhorar sua autoestima, com o apoio de um profissional da área é o ideal. Eu posso te ajudar! Enquanto isso, reflita sobre os 5 passos. Busque se inspirar em pessoas com autoestima saudável, leituras, filmes e músicas!
댓글