APP Brasil mostra relevância com fortalecimento de regionais

APP Uberlândia, primeira a adotar o formato de regional, se alinha ao projeto da Executiva Nacional.



Neste ano, a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Brasil) comemora 84 anos e, desde o início da nova gestão em março, amplia sua atuação em território nacional.

A expansão e o fortalecimento das unidades regionais visam colaborar com o desenvolvimento de profissionais do mercado de comunicação.


Atualmente, a APP está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso e Santa Catarina. A Diretoria Executiva Nacional, implantada na nova gestão da APP Brasil, é responsável por aumentar a visibilidade da entidade em todo o país. O sucesso do projeto é essencial para o Núcleo de Diversidade e Inclusão, também criado durante a atual gestão, com o objetivo de alcançar pluralidade através de ações e discussões importantes sobre representatividade em diferentes esferas sociais.


O presidente da APP Brasil, Silvio Soledade, destaca a importância da associação se manter relevante para o mercado após quase 84 anos de atuação. “Mesmo há mais de oito décadas de existência, a APP é presente e significativa para o mercado de comunicação. As iniciativas da Diretoria Executiva Nacional e do Núcleo de Diversidade e Inclusão agregam aos objetivos da APP: conectar o mercado de comunicação e os profissionais e estudantes, produção de conteúdo e dar visibilidade às atividades que fortalecem o mercado”, destaca.


O diretor da Executiva Nacional, Toni Valente, ressalta que as regionais agregam para a representatividade da APP nas principais cidades do país. “A APP é única e cada ação das diretorias regionais contribui para o fortalecimento da entidade como um todo.


A ideia da Executiva Nacional e da sua expansão é contribuir com conteúdo, compartilhar conhecimento, experiências e apoiar as atividades das APPs regionais e, nos eventos de interesse nacional, replicar para todo o país”. A APP Brasil foi uma das primeiras associações de publicitários da América do Sul.


Fundada em 29 de setembro de 1937, como Associação Paulista de Propaganda, a entidade nasceu da necessidade da atividade publicitária ter voz atuante frente aos temas e desafios do negócio publicitário e do profissional de propaganda, participando especialmente no crescimento e na contínua modernização das atividades produtivas, comerciais e de serviços. A Associação promove anualmente grandes eventos de interesse do mercado, como o Fest’UP, um dos maiores eventos de comunicação do país, prêmio contribuição profissional, jogos publicitários, e fórum de debates. Também desenvolve diversos workshops e palestras, além dos eventos das regionais que são integrados ao calendário nacional.


A APP está presente em Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), ABC Paulista, Bauru (SP), Marília (SP), Litoral Paulista, São José do Rio Preto (SP), Vale do Paraíba (SP), Mogi e Alto Tietê (SP), Araçatuba (SP), Uberlândia (MG), Sul de Minas (MG), Maringá (PR), Londrina (PR), Vitória da Conquista (BA), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Vitória (ES) e Santa Catarina (SC).


APP Ribeirão

Fundada em 1984, a Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto (APP Ribeirão)

é conhecida nacionalmente através dos eventos consagrados que realiza. As atividades desenvolvidas pela APP Ribeirão têm o objetivo de reconhecer, qualificar e aprimorar os profissionais de propaganda, além de criar mecanismos de fomento para o mercado de comunicação. O calendário de eventos da APP Ribeirão contempla universitários, profissionais e empresas da área. Entre os festivais promovidos estão o FestVídeo, que é o maior festival de vídeo publicitário do interior do país, o FestGraf - Festival de publicidade de mídia impressa, o FestDigital - que contempla trabalhos digitais, online e áudio e

o Festin - Festival de Inovação e Criatividade com foco nos universitários. Também há outros eventos, como o Workshop sobre a publicidade governamental, que foi realizado em formato presencial pela APP Ribeirão e pela APP Uberlândia e, na última edição,

no formato online, sendo replicado para todo o Brasil pela Executiva Nacional. O atual presidente da APP Ribeirão, publicitário e professor universitário Eduardo Soares, ressalta a importância da associação. “A APP Ribeirão promove ações para conectar o mercado com agências, veículos, estudantes e profissionais de propaganda, sempre estimulando a criatividade, o networking e a participação em eventos que tornam o mercado publicitário mais unido e forte”, acentua.


APP Uberlândia

A APP Uberlândia nasceu em 2003 para atuar junto ao mercado regional, visando o fomento do setor e a integração de todos os profissionais que fazem parte das atividades de propaganda. Em 2019 com o objetivo de descentralizar a gestão operacional, financeira e fiscal, a APP Uberlândia deixou de ser um capítulo para ser a primeira APP em formato regional, contando com o apoio da APP Brasil e APP Ribeirão. A história da APP Uberlândia é marcada pela integração da indústria de comunicação regional, o auxílio na formação de profissionais, palestras e workshops, além de eventos em faculdades, jornada de propaganda, entre outros. Nesta nova fase, a regional planeja retomar a promoção local de atividades, com foco na qualificação, crescimento e fortalecimento do setor, alinhada às diretrizes da Executiva Nacional.

Segundo Célio Cardoso, que está à frente da APP Uberlândia, os planos de retomada das atividades locais incluem a integração entre antigos e novos profissionais e veículos, que juntos irão proporcionar a troca de experiências e de ideias, visando o fortalecimento da comunicação regional. “Nós temos o objetivo de reaproximar o mercado local e de se reinventar diante das mudanças que envolvem a profissão. Haverá muitas conversas para compartilhar conhecimento e se atualizar, e assim buscar o aprimoramento do setor na região. Para isso contamos com uma diretoria regional formada por profissionais de diversas áreas da indústria da comunicação”, revela. Para o diretor da APP Uberlândia, a pandemia provocou muitas mudanças no mercado publicitário, as quais precisarão estar presentes nos debates da associação. “Com a pandemia houve a mudança no comportamento do cliente, a pulverização das verbas de comunicação, o crescimento do digital, entre outros. Provou-se a importância da comunicação neste momento, principalmente para as empresas”, observa Célio.



Mais informações:

www.appbrasil.org.br

www.appribeirao.com.br

www.appuberlandia.com.br


Por : Mariana Cruz | Agência ERA de Comunicação e Conteúdo.

59 visualizações0 comentário