Apaixonados vão gastar, em média, R$ 150 com presente para o Dia dos Namorados


A CDL Uberlândia realizou uma pesquisa para mapear a intenção de compras para o Dia dos Namorados. Segundo o levantamento, 86,7% dos entrevistados pretendem presentear seus pares. Desse grupo, 66,7% planejam desembolsar até R$ 150 no presente; 26,7% devem investir de R$ 150 a R$ 250 e 10% tencionam gastar de R$ 250 a R$ 500.

Sobre os itens mais procurados, a pesquisa destacou: vestuário, calçados e acessórios (56,7%), cestas, chocolates e flores (13,3%), jantares ou passeios românticos (13,3%), viagens (13,3%), eletrônicos (13,3%), perfumes, maquiagens e cosméticos (10%).

Embora as vendas online tenham expandido significativamente nos últimos anos, 73,3% dos consumidores ainda preferem a experiência da loja física.

Com relação ao valor do presente, 50% devem gastar mais que no ano anterior, 30% manterão o custo e 20% irão gastar menos que o ano passado.

CDL realiza palestra para aumentar as vendas locais

Para impulsionar as vendas no mês dos apaixonados, a CDL Uberlândia realizará no dia 2 de maio, às 17h, a live “O AMOR TAMBÉM VENDE - Aumente Seu Ticket Médio No Dia Dos Namorados”. O conteúdo será ministrado pelo especialista em estratégias comerciais e motivacionais há mais de 25 anos, Márcio Mancio, que apresentará, por meio de uma abordagem simples e dinâmica, técnicas práticas para alcançar os resultados almejados pela equipe de venda para a data.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo www.cdludi.org.br.

Presente da Sorte

Outra iniciativa promovida pela entidade para aquecer o comércio local é a campanha PRESENTE DA SORTE, que está sorteando vales-compras semanais de R$ 2 mil para clientes das lojas participantes da ação. São mais de R$ 50 mil reais distribuídos entre as principais datas comemorativas do varejo.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2PPPUxqwBXrhJmCd3eot_h6qxPfcMYjHYp-2Hh9vDpgEN-w/viewform https://www.presentedasortecdl2022.com.br.

Data deve movimentar cerca de R$ 18,06 bilhões no país

A pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil aponta que a maioria dos consumidores brasileiros pretende presentear no Dia dos Namorados. De acordo com o levantamento, realizado em parceria com a Offerwise, 57% dos entrevistados pretendem comprar presentes para seu par. Para este ano, a expectativa é de que sejam injetados cerca de R$ 18,06 bilhões na economia, valor próximo ao de 2021.

Quando a pesquisa investiga quem será a pessoa presenteada, o esposo ou a esposa aparecem em primeiro lugar (61%), enquanto 31% pretendem presentear os namorados. De acordo com o levantamento, 56% dos consumidores garantem que devem comprar um único presente, enquanto 31% pretendem adquirir dois itens. Com relação aos gastos pretendidos, 34% pretendem gastar mais este ano do que no ano passado, sendo os principais motivos: comprar um presente melhor (64%), o aumento nos preços dos produtos (40%) e melhora de salário (30%); enquanto 31% pretendem gastar o mesmo valor, 18% devem gastar menos, sendo as principais razões: querem economizar (53%), situação financeira difícil (50%) e inflação e instabilidade econômica (25%).

Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 196 com o presente do Dia dos Namorados, sendo que esse valor aumenta para R$ 234 entre as pessoas das classes A e B. Sobre a forma de pagamento, 26% pretendem parcelar no cartão crédito, 18% no cartão de crédito à vista e 18% no cartão de débito.

Neste ano, os presentes mais procurados serão roupas (37%), perfumes, cosméticos e maquiagem (34%), calçados (23%), um jantar (19%) e bombons e chocolates (19%). Quanto às comemorações, 36% pretendem passar a data na própria casa, com queda de 19 pontos percentuais frente a 2021, ano em que o isolamento da pandemia ainda vigorava; já 29% preferem jantar fora (com aumento de 11 pontos percentuais comparado a 2021) e 10% em um hotel / motel.

Sobre o local de compra, 30% pretendem comprar pela internet, 26% em shoppings centers e 9% em shoppings populares. Na hora de escolher a loja, 48% afirmam que são influenciados pelo preço, 43% pela qualidade dos produtos, 37% pelas promoções e descontos e 28% pela diversidade de produtos.

De acordo com o levantamento, 75% dos consumidores pretendem fazer pesquisa de preço, sendo que 83% costumam pesquisar na internet, principalmente em sites/aplicativos (71%). Já 67% vão fazer pesquisa por canais físicos, com destaque para as lojas de shopping (46%) e lojas de rua (29%).

Para impressionar o parceiro, muitos consumidores não veem limites e até ignoram os compromissos financeiros já assumidos. A pesquisa mostra que 26% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso. Entre estes, 66% estão com o CPF negativado em serviços de proteção ao crédito. Além disso, 8% deixarão de pagar alguma conta para comprar o presente da pessoa amada.

Os dados revelam ainda que 35% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. As justificativas para ultrapassar os limites do orçamento passam por achar que ele(a) merece (35%), querer agradar o parceiro(a) não se importando se vão gastar mais do que deveriam (27%) e gostar de agradá-lo, independente de terem que fazer dívidas para isso (16%).

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