Após Aciub ser destaque no AL-Invest 5.0, União Europeia lança AL-Invest Verde

No último evento, 49 mil empresas foram atendidas na América Latina, incluindo empresas Uberlandenses através da Aciub.


Foto: Aciub


Na quinta e última edição do programa, "AL-invest 5.0: um crescimento exclusivo para a coesão social da América Latina", com foco no fortalecimento dos processos produtivos, competitivos e de internacionalização da micro, pequenas e médias empresas da região, 49 mil empresas foram atendidas na América Latina, incluindo algumas empresas de Uberlândia, através da Aciub.


Agora, a União Europeia lança o "Al-Invest Verde", com foco na questão sustentável, apoiando as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos e com baixa emissão de carbono. Em matéria sobre esta nova abordagem, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), citou a Aciub como exemplo de boas práticas para o Sistema de Associações Comerciais que têm interesse em investir em ações de crescimento sustentável.


A nova edição vai ao encontro da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos 193 países, incluindo o Brasil, que se comprometeram com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


No material divulgado pela CACB, eles colocam a Aciub em destaque citando três ações desenvolvidas pela Aciub durante o "Programa AL-Invest 5.0" :


O Dia Mundial da Limpeza, iniciativa que aconteceu no ano de 2019 com participação ativa da entidade que mobilizou 1,5 mil pessoas em Uberlândia para a coleta de lixo na região do Rio Uberabinha. Ao total, mais de 40 empresas e entidades participaram recolhendo 30 toneladas de lixo comum, 12 pneus, 1,5 toneladas de resíduos recicláveis, 11,8 toneladas de massa verde e 350 toneladas de entulhos e resíduos da construção;


Investimento em energia fotovoltaica que foi feito pela Associação no ano de 2018, após uma missão empresarial do superintendente da Aciub, Marcio Bocchio, na Alemanha, onde o mesmo teve a oportunidade de conhecer as tecnologias para a geração de energia a partir de fontes renováveis. Com a implantação das placas na sede da entidade, além do apoio ao meio ambiente, impactos financeiros também foram sentidos, passando de um gasto de R$9.500 com energia elétrica para R$466;


O case de sucesso do Núcleo de Cervejarias, do Programa Empreender da entidade, que realizou concursos voltados à empresas de cerveja artesanal, que puderam concorrer à cursos de sommelier e de tecnologia cervejeira, atingindo cerca de 20 empreendimentos da região.


Fonte: Aciub


2 visualizações0 comentário