Ana Paula Junqueira Leão: a força e a coragem da mulher

Pré-candidata a deputada federal tem como propósito principal melhorar a vida das pessoas.


Redação

Fotos Divulgação

Se você mora em Uberlândia ou região, muito provavelmente este sobrenome não lhe é desconhecido: Leão. Ana Paula Junqueira Leão. Mas além de ex-secretária de Governo e Comunicação da Prefeitura, mãe da Maria Hilda e esposa do prefeito Odelmo Leão, quem é a Ana?


Com mais de 30 anos de experiência na administração pública, Ana Paula sempre foi uma pessoa fundamental nas gestões de Odelmo Leão, seja na Câmara dos Deputados, ao longo dos cinco mandatos como Deputado Federal, ou nas quatros gestões como Prefeito de Uberlândia.


Quem vive a política de perto, sabe de sua importância e de sua atuação. Mineira, produtora rural, mãe e gestora pública, Ana Paula tem um propósito principal: melhorar a vida das pessoas. E é por essa razão que deixou o cargo de Secretária de Governo e Comunicação de Uberlândia, em abril de 2022, para ser pré-candidata a deputada federal por Minas Gerais. Desde então, ela tem percorrido o Estado para apresentar seu trabalho e suas propostas.


Em cada canto de Uberlândia, em vários municípios dessa grande Minas Gerais, Ana Paula diz sobre a importância de nossa região ter uma representante na Câmara Federal para o desenvolvimento dos municípios mineiros, mostrando que, ao lado de Odelmo, adquiriu toda a experiência necessária e que está preparada para sair dos bastidores e ser protagonista no cenário político nacional.


A partir de 2017, com o retorno de Odelmo à Prefeitura de Uberlândia, Ana Paula foi a responsável por coordenar as ações do Executivo, por conduzir o programa de governo, por administrar o relacionamento com o poder Legislativo e por planejar a publicidade e divulgação de todas as ações realizadas pela Prefeitura.


Nos últimos anos, dedicou-se a desburocratização e informatização dos serviços públicos, participou ativamente no desenvolvimento de inúmeros aplicativos e, acima de tudo, luta diariamente para que os direitos de todas as mulheres sejam respeitados. Em março de 2019, Ana Paula desenvolveu o aplicativo Salve Maria, uma ferramenta criada para combater a violência contra a mulher.


Gratuito, de fácil instalação e intuitivo, o App facilita o acesso para quem precisa pedir ajuda. Possui o Botão do Pânico, que quando é acionado, compartilha a localização da vítima com a Polícia Militar e a ajuda é encaminhada imediatamente. Há também a possibilidade de fazer uma denúncia, fornecendo informações básicas como o nome dos envolvidos e o endereço. Para aumentar o alcance, o código fonte do App é disponibilizado gratuitamente a qualquer órgão público que queira implementar em sua localidade.


Outra grande vitória da Ana Paula foi conquistar a distribuição gratuita de absorvente para as alunas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que possuem cadastro no programa federal CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). O objetivo principal dessa iniciativa é impedir que as estudantes da rede municipal de ensino de Uberlândia percam as aulas pela falta de acesso a produtos básicos de higiene.

( Ana Paula sempre foi uma pessoa fundamental nas gestões de Odelmo Leão, seja na Câmara dos Deputados, ao longo dos cinco mandatos como Deputado Federal, ou nas quatros gestões como Prefeito de Uberlândia )


Quando era Secretária de Governo, Ana Paula também realizou diversas ações de governança pública, transparência e anticorrupção na Prefeitura de Uberlândia. Alguns destaques: reformulação integral do portal oficial do município, com mais transparência, desburocratização e simplificação dos serviços ofertados pela Prefeitura, além de modernização da gestão com a ampliação de serviços digitais.


Hoje, mais de 95% dos serviços da Prefeitura podem ser feitos de forma digital, o que impactou diretamente no bom andamento dos serviços públicos durante a pandemia. Além disso, Ana Paula Junqueira Leão fez a adesão do Município no Programa Nacional de

Prevenção à Corrupção, mostrando transparência e integridade nos processos desenvolvidos no órgão municipal, sem falar em todas as suas ações junto à Defesa Civil do município e também a sua atuação efetiva na pandemia, sendo uma das responsáveis pela organização do esquema vacinal, que se tornou referência em todo o país.


Quem conhece a força da Ana Paula Junqueira Leão sabe que ela é uma pré-candidata a Deputada Federal muito bem preparada para representar não só Uberlândia, mas toda a região e o Estado de Minas Gerais no Congresso Nacional.


Quem é a Ana na vida pessoal?

Nascida no interior de Minas Gerais, em Varginha, é filha de Marcia Paiva Procópio e Paulo César Junqueira de Andrade. Criada no município de Caxambu, passou a maior parte de sua infância na Fazenda dos Lobos, propriedade da família Junqueira desde 1907. Juntamente com os irmãos, Fabíola e Neto, soube desde muito pequena a importância do trabalho e assim como os pais e avós, dedica-se também ao ofício de produtora rural. É mãe de Maria Hilda e além do amor pela filha, dedica-se também à Safira, uma border collie enérgica, e à Olívia, uma pug que chegou recentemente para completar a família.

12 visualizações0 comentário