Amcham Uberlândia realiza campanha Reciclação para recolhimento de resíduos eletroeletrônicos

Todo material recebido será revertido em recursos para o Hospital do Câncer em Uberlândia


Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os resíduos eletrônicos representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Apenas o Brasil produz cerca de 6 kg destes resíduos por habitante anualmente, e muitas vezes, o descarte não é feito de forma correta prejudicando o meio ambiente por se tratar de um resíduo que contém componentes altamente tóxicos ao solo e ao ar, como os metais pesados. A Amcham Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em parceria com o Uberlândia Business Tower (UBT), lança a campanha Reciclação, que busca dar outro destino aos resíduos eletroeletrônicos. A iniciativa recebe até o dia 30 de novembro, doações destes tipos de materiais e estes serão revertidos em recursos em prol do Hospital do Câncer em Uberlândia.O Reciclação contará com três pontos de coleta localizados na sede da Amcham, que fica no 10º andar do UBT; na recepção do piso três do UBT, e no Center Shopping, próximo ao Ponto e Magazine Luiza. Empresas com grande volume de resíduos também poderão participar e não haverá custo para recolhimento in loco, basta agendar com a Amcham por meio do telefone (34) 2101-4100.

Fones de ouvido, controles remotos, eletrodomésticos, pilhas, celulares, games, calculadoras, fios diversos, teclados e quaisquer aparelhos que são regidos a energia e não funcionam mais, são exemplos de resíduos eletroeletrônicos (REEs). O descarte correto desses materiais é fundamental para que os componentes presentes neles não prejudiquem o meio ambiente, e com a Reciclação, o gesto ainda se transforma em solidariedade para apoiar o Hospital do Câncer em Uberlândia, que hoje atende mais de 8 mil pacientes da cidade e região. As doações recebidas serão destinadas inicialmente a uma empresa especializada em logística reversa, que recolhe e dá encaminhamento pós-venda ou pós-consumo à materiais utilizados, e então revertidas em recursos em prol do Hospital do Câncer em Uberlândia.

Segundo a gerente da Amcham Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Larissa Cruvinel, o objetivo da campanha é conscientizar empresas e população em geral sobre a importância do descarte adequado de resíduos e apoio a projetos sociais idôneos. “Ao longo de 2021, a Amcham mobilizou diversos executivos sobre a importância das práticas de ESG que englobam questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Com a Reciclação, essas empresas poderão dar uma destinação ambientalmente adequada aos seus resíduos e simultaneamente apoiar a comunidade local, que se beneficia dos serviços do Hospital do Câncer. Economia circular também diz respeito à articulação de redes estratégicas!”, explica.

Larissa finaliza fazendo um convite às empresas e à comunidade. “É uma oportunidade de contribuição social genuína além da ótima sensação de encerrar o ano livre daquela ‘tralha eletrônica’ guardada no fundo do armário ou esquecida em algum almoxarifado. Estabelecemos uma parceria com uma empresa credenciada para tratamento correto de resíduos, portanto, empresas que precisarem de certificação de descarte adequado ou tiverem um grande volume a ser destinado podem agendar retirada in loco pelo telefone (34) 2101-4100. Na primeira quinzena de dezembro faremos a doação e informaremos o resultado desta campanha. Contamos com todas as empresas e pessoas da cidade de Uberlândia para o sucesso desta ação conjunta”, finaliza.

Pontos de arrecadação até 30 de novembro

  • Amcham: Business Center - 10º piso do UBT

  • UBT: recepção do piso 3

  • Center Shopping: próximo ao Ponto e Magazine Luiza

Serviço

Campanha “Reciclação”

Quando: arrecadações até 30/11

O que será arrecadado: resíduos eletroeletrônicos como fones de ouvido, pilhas, eletrodomésticos, games, celulares e mais

3 visualizações0 comentário