Aciu, Algar Telecom e Nokia demonstram 5G para o agro em Uberaba

Trabalho em parceria alternativas tecnológicas que melhorem a produtividade no campo através da nova tecnologia.


No início de dezembro, a Aciu, Algar Telecom e a Nokia realizaram um evento que apresentoi a tecnologia 5G como um giro de experiência em soluções inovadoras para o setor do agronegócio. O evento realizado no Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico (IFTM), contou com a presença de lideranças locais e nacionais, como o Ministro das Comunicações, Fabio Faria, o secretário executivo do Ministério da Agricultura (MAPA), Marcos Montes, o deputado federal, Franco Cartafina, o deputado Estadual, Heli Grilo, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o presidente da Câmara de Uberaba, Ismar Marão, e entre outras autoridades.


A cidade de Uberaba, em Minas Gerais, foi uma das oito escolhidas pelo Ministério das Comunicações para participar do plano piloto de 5G na área rural. Foram conferidas, por exemplo, soluções que permitem que agricultores automatizem seus equipamentos de irrigação para reduzir o consumo de energia elétrica e água; que entregam imagens em tempo real com analíticos de segurança patrimonial, detecção de incêndio e informações de temperatura, umidade e coloração das folhagens, visando reduzir prejuízos financeiros ou incrementar a produtividade; de monitoramento da saúde e do comportamento de animais por meio de coleiras, gerando relatórios que viabilizam decisões mais assertivas de gestão nas fazendas; e de mensuração do ponto ideal de colheita portátil.


Para que todo esse potencial já pudesse ser visto na prática, demonstrações de cases aplicados ao agronegócio foram realizadas pelos parceiros BankSystem, Cowmed, Soil, Prime Field, GRANDEO Inteligência Analítica e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A seleção desses parceiros contou com o apoio do Brain, centro de inovação fundado pela Algar Telecom, que promove o desenvolvimento de soluções disruptivas em 5G para Agronegócio e Farming.


Fonte: Marcela Pires/Aciu Uberaba e IFTM com adaptações

3 visualizações0 comentário