ABCZ divulga lista de matrizes pré-selecionadas para prêmio dentro da ExpoGenética 2022


(Imagem de divulgação)

Foi divulgada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em Uberaba, a lista de matrizes pré-selecionadas para o Prêmio Cláudio Sabino de Carvalho, que visa valorizar os animais que se destacaram pela eficiência produtiva e reprodutiva.


Para ter acesso é preciso ligar para o departamento técnico da ABCZ pelo telefone (34) 3319-3962 ou entrar em contato por e-mail pgp@abcz.org.br. Contudo, é importante ressaltar que ainda podem ser feitas inscrições para participação no concurso até o dia 31 de julho.


Prêmio Cláudio Sabino de Carvalho


Tradicional na Expogenética, o concurso ocorre dentro da programação e é aberto para as raças zebuínas seguindo critérios específicos, sendo que as matrizes Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocha e Tabapuã precisarão ter idade ao primeiro parto igual ou inferior a 36 meses. "Já para exemplares Cangaiam, Indubrasil, Gir Dupla Aptidão, Gir Leiteiro e Sindi, o período deve ser igual ou inferior a 40 meses", destacou a organização.


Além disso, também é preciso que todas as matrizes tenham idade compreendida entre cinco e dez anos no dia 20 de agosto de 2022, e pelo menos quatro filhos que tenham RGN ou sejam aptos a recebê-lo. É preciso ainda ter intervalo entre partos igual ou inferior a 390 dias e avaliação genética positiva prevista em regulamento.


A premiação e a escolha das matrizes vencedoras se dará por meio de comissão formada por até três avaliadores, que indicará apenas uma matriz por raça, independentemente do número de participantes.

6 visualizações0 comentário