O hábito da mesa posta cresceu muito no Brasil no período da pandemia
Álvaro Tadeu Gonçalves de Campos | Fotos Divulgação
O que vem a ser a “mesa posta”? A mesa posta é uma mesa de refeição bem arrumada, bonita e organizada, preparada para receber familiares e amigos, a fim de celebrar um momento importante, festivo ou cotidiano. A mesa posta traz um prazer além da refeição. É o prazer de estar sentado numa mesa elegante, agradável e convidativa. É o prazer de se sentir bem recebido, de uma forma cuidadosa e carinhosa, pela pessoa que o convidou para almoçar ou jantar na casa dela. O hábito da mesa posta cresceu muito no Brasil no período da pandemia. Tal situação obrigou as pessoas a ficarem em em casa e, com isso, os familiares tiveram mais tempo para se reunir e celebrar momentos fraternos, especialmente à mesa.
Naquele momento da pandemia houve um estouro de criatividade em torno do universo da mesa posta. Artesãs e artesãos, entendendo o que esse novo mercado pedia, começaram a fabricar itens e mais itens para serem usados na composição dessas mesas especiais. Ressurgiram, com muita força, beleza e variedade, os jogos americanos, os trilhos e as toalhas de mesa, os sousplats, os guardanapos, os porta-guardanapos, enfim, tudo isso com uma diversidade enorme de materiais, padronagens e modelos. Podemos dizer que “foi uma febre” naquele período.
Houve também uma grande oportunidade para que as pessoas habilidosas fabricassem e vendessem as suas criações através da internet. Do outro lado da tela do computador, as pessoas preenchiam o seu tempo pesquisando e comprando coisas bonitas nos sites especializados. O assunto “mesa posta” foi uma grande distração durante a pandemia.
Esse novo mercado passou a ser uma fonte de renda para muitas famílias. Ainda hoje são centenas de empresas domésticas que se beneficiam da cultura da mesa posta.
Paralelamente, outras pessoas talentosas que bordavam, costuravam, pintavam, crochetavam e teciam, pegaram carona nesta “mania” e hoje comercializam os seus trabalhos para o mercado brasileiro e internacional. A mesa posta trouxe visibilidade para esse ramo do artesanato brasileiro: as roupas e os acessórios de mesa e todo tipo de trabalho manual.
Outro ramo que cresceu muito com o gosto pela mesa posta foi o de louças e porcelanas. Nesse segmento surgiram produtos de todo tipo, modelo e cor para atender a expectativa dos meseiros e meseiras.
Se no passado somente as famílias abastadas e nobres tinham o poder e o hábito de almoçar e de jantar numa mesa bonita e elegante, atualmente essa cultura expandiu a tal ponto que possibilitou, a qualquer pessoa que tenha interesse e gosto pelo assunto, montar uma mesa bacana na sua casa, seja ela humilde ou sofisticada. Não esqueça: não importa quantas coisas você tenha para montar uma linda mesa na sua casa. O principal componente da mesa posta é o amor. Sem ele nenhuma mesa será bonita!
Álvaro Tadeu Gonçalves de Campos, pai de família que curte coisas de casa. Estou no grupo dos homens que gostam de cuidar da casa e colocar a mesa para se reunir com os amigos e familiares. @paimeseiro
Comentários