A influência do marketing na sociedade

O marketing está presente em todas as fases de nossa vida e influencia nossa imagem diante das outras pessoas.


Por Filipe Medeiros

Fotos Hariel Oliveira | Facebook-BBB


O marketing tem um objetivo principal: satisfazer as necessidades dos clientes, de forma que os consumidores percebam o valor agregado que um determinado tipo de produto e/ou serviço possui. Esse conceito é compatível com a definição que o Philip Kotler deu ao marketing que, segundo ele, trata-se de uma ciência que explora os valores para realizar trocas satisfatórias entre consumidores e o mercado em geral.


No que o marketing pode influenciar a sociedade?

De maneira em geral, o marketing cerca as pessoas desde a infância, no período escolar e na vida adulta, de uma forma mais “intensa”. O marketing tem diversas áreas e elas nos impactam por várias experiências, seja sensorial ou até mesmo pelas formas “tradicionais”, como e-mail marketing, redes sociais, outdoor, revistas ou propagandas na televisão.


Recentemente, foi divulgado nas redes sociais os números das cotas para a nova edição do BBB (Big Brother Brasil) que, por sinal, bateram o recorde de todas as edições anteriores do reality show, chegando aos R$ 600 milhões de reais. O programa obteve 28 pontos de audiência e 47% de participação em São Paulo, tendo um crescimento de 9 pontos em relação a última edição do reality. O Big Brother Brasil é um dos reality shows mais disputados entre as empresas do Brasil porque é um programa que consegue impactar diretamente diversos públicos, obtendo bons resultados para a marca e alavancando as vendas. Esse tipo de ação/marketing é muito utilizado para se ter relevância no mercado, como também divulgar os benefícios dos seus produtos ou até mesmo serviços.


Programas de televisão, reality show ou até mesmo as redes sociais, conseguem influenciar direta ou indiretamente seus consumidores ou até mesmo potenciais clientes para uma determinada marca. O marketing nesses canais de comunicação é muito eficaz, visto que as marcas conseguem impactar seus potenciais consumidores dentro das suas próprias rotinas, exemplo: assistindo a um programa de televisão. Hoje em dia é inegável o fato de que o marketing consegue impactar a sociedade de forma geral com ações positivas ou até mesmo manchar a imagem de uma determinada empresa e/ ou celebridade. As pessoas estão conectadas nas principais redes sociais, como Twitter, Instagram, Facebook e WhatsApp, como também nos principais veículos de comunicação, como TV, revistas ou jornais. Portanto, é super necessário estar atento às inovações digitais e tendências para não se tornar obsoleto dentro do mercado. E o Metaverso, já ouviu falar? Este é assunto para nossa próxima edição.


Filipe Medeiros é publicitário e gerente de marketing da TRÊS Inteligência Digital. www.instagram.com/uailipe

6 visualizações0 comentário