“O prazer de ver o sonho da casa nascer, desde o projeto à conclusão da obra, é uma espécie de gestação”
Por Flaviane Gontijo e Igor Andrade
Fotos Divulgação
( Arquitetura alto padrão cresce em Uberlândia )
A arquitetura de alto padrão em Uberlândia veio ganhando ascensão desde 2018, após uma
desaceleração que ocorreu entre os anos de 2015 a 2017 devido à forte crise financeira que o país sofreu. Nos últimos dois anos, com a pandemia, esse nicho teve um crescimento ainda maior. As pessoas dentro de casa começaram a ter um olhar mais interior, vendo necessidades de melhoria do estilo de vida, moradia e convivência familiar. Esse olhar interior aqueceu o mercado da construção civil como um todo. As classes B e C fizeram pequenas reformas e melhorias em seus imóveis e sinto que a classe A, principalmente aqueles que moravam em apartamentos ou residências de bairro, buscaram investir em residências dentro de condomínios fechados, visando qualidade de vida e segurança.
Percebi nitidamente que a procura por lotes cresceu, fazendo com que alguns terrenos, principalmente nos AlphaVilles e Tamboré, aqui em Uberlândia, chegassem a dobrar de valor em pouco mais de 1 ano. As taxas de juros contribuíram muito para esse cenário. Tivemos a Selic passando de 6.8% em 2018 para 2.5% em 2020. Apesar de ficar nesse patamar por um curto período de tempo e hoje estar em mais de 13%, o mercado continua extremamente aquecido.
Temos procuras diárias por clientes querendo fazer suas casas em condomínio fechado na cidade de Uberlândia. Creio que a busca por qualidade de vida, segurança, inúmeros itens de lazer e convívio social, está fazendo a sociedade uberlandense criar a “cultura de se morar em condomínios fechados”.
Muitos de nossos clientes relatam que poder ver os filhos brincando livres na rua, assim como em suas infâncias, é muito gratificante. Creio que eu fui a última geração a brincar nas ruas.
Resgatar isso é muito bom, além de nostálgico. Muitos me perguntam como é trabalhar com o desenvolvimento de projetos de casas em condomínio. Primeiramente acho muito gratificante. É muito bom trabalhar com o sonho das pessoas e por isso me sinto realizado. Porém, o percurso de se chegar a esse nível é uma jornada extensa e que requer muito aprendizado prático e estudo. Comecei a trabalhar no ano de 1999 no escritório Andrade Guerra Arquitetos. Eu estava no 1º Colegial e era uma adolescente que não sabia ainda o que seguir profissionalmente. Lá aprendi aos poucos a vivenciar arquitetura e por ser um escritório renomado na cidade, naveguei por grandes projetos residenciais, comerciais, institucionais e concursos premiados. Foi uma grande escola.
( Arquiteta Flaviane Gontijo )
Na hora de escolher uma faculdade, estava mais que certo que queria ser arquiteto. Me formei em 2009, onde continuei trabalhando com os arquitetos Roberto Andrade e Maria Elisa Guerra, para depois abrir o próprio escritório em setembro de 2014. Nestes 7 anos de escritório, nos tornamos referência na cidade no desenvolvimento de projetos arquitetônicos de residência alto padrão e projetos de empreendimentos imobiliários de torres residenciais.
Mas o que não pode faltar em uma residência alto padrão? Cada cliente tem uma percepção individual e buscamos atender todas as necessidades de forma personalizada. Todos buscam uma arquitetura que gere identidade. Uma fachada imponente, qualidade espacial, integração real dos ambientes, funcionalidade, leitura correta do lote quanto a sua topografia e orientação solar, mas principalmente poder aproveitar um belo lar junto de quem amamos.
O prazer de ver o sonho da casa nascer, desde o projeto à conclusão da obra, é uma espécie de gestação. Existe todo um processo de criação de pertencimento. A arquitetura de alto padrão também se caracteriza pela utilização dos melhores materiais existentes no mercado. Adoramos mesclar elementos rústicos e contemporâneos, como pedras, madeiras, cimento aparente, vidro, alumínio e paisagismo. O que também ajudou o escritório a ter visibilidade foi a busca incessante do olhar adiante. Buscamos através de hábitos comportamentais das pessoas, criar soluções que sanem problemas às vezes nem tão perceptíveis, ( Arquiteto Igor Andrade )
mas que uma vez detectados, passam a ganhar muita notoriedade. Um desses exemplos é a cozinha técnica, que implementamos em nossos projetos. Ela consiste em uma cozinha que “fique com a bagunça” do dia a dia, mantendo a cozinha gourmet integrada às salas sempre limpa e bonita o dia todo.
Outro fator determinante para a execução de uma casa alto padrão é a compatibilização dos projetos complementares ao arquitetônico antes do início da obra. Esse serviço garante a diminuição de problemas de execução, que remetem sempre em retrabalhos, gerando atraso e custos adicionais à obra. Sempre tivemos parceria com engenheiros e designers que tenham essa mesma visão, pois isso gera segurança ao cliente. Quando projetamos, não podemos pensar que o serviço acaba em nós, arquitetos. Existe uma cadeia de profissionais que entrarão posteriormente e garantirão a qualidade final da construção. É um trabalho em equipe muito extenso onde é necessário ter um ambiente colaborativo.
Comments