6 dicas para aumentar o colesterol bom

O HDL é uma substância gordurosa essencial para diversas funções do nosso corpo. Saiba como elevar a quantidade dele no seu organismo, diminuindo a probabilidade de ter doenças cardiovasculares.



Há dois tipos de colesterol em nosso organismo: o LDL, conhecido popularmente como "colesterol ruim" e o HDL, conhecido como "colesterol bom".


O LDL é uma lipoproteína de baixa densidade que faz parte da família das lipoproteínas que em altas taxas está relacionada com a aterosclerose e, portanto, indiretamente relacionada ao infarto e ao AVC, por exemplo.


Segundo o Dr. Guilherme Boareto, cardiologista do Hospital Santa Clara, o HDL é um colesterol bom que serve como um "catalisador" de colesterol, pegando o excesso que circula no sangue e ajuda a levá-los de volta ao fígado, onde ele será "desmontado" e adicionado à bile, a substância produzida pelo fígado, e eliminado pelas fezes.


O colesterol é uma substância gordurosa presente no nosso organismo e essencial para diversas funções vitais, como a formação das células e produção de homônimos.


O aumento do Colesterol HDL, ajuda a controlar os riscos de formação de placas de colesterol nos vasos sanguíneos, por isso ele é considerado colesterol bom.


Dessa forma, o Dr. Guilherme Boareto trouxe 6 dicas de mudanças no seu dia a dia para elevar o índice do bom colesterol no seu sangue:

1 – Pratique exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos como pedalar, dançar, caminhada ou corrida, pular corda ou jump, por exemplo, quando feitos por pelo menos 20 minutos entre 4 ou 5 vezes por semana podem aumentar o colesterol HDL. Assim, quanto mais intensa e frequente for atividade, melhor a resposta do seu corpo.


2 – Perca peso para aumentar o HDL

Essa dica serve para pessoas com sobrepeso ou obesidade, para pessoas magras a perda de peso tem pouca influência no HDL. Desse modo, para quem tem o Índice de Massa Corporal, o IMC, maior que 25, cada quilo perdido conta na luta contra o colesterol ruim e no aumento do HDL.


3 – Pare de fumar

O simples fato de interromper o hábito de fumar pode elevar os níveis do HDL em até 10%. Além disso, todos sabemos que o cigarro faz mal para nossa saúde, pois o hábito aumenta os riscos de câncer e gera diversas doenças como bronquite, enfisema pulmonar e muito mais. Por isso, pare de fumar ainda hoje.


4 – Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas

O consumo moderado de álcool pode até melhorar os níveis de HDL, mas se você costuma consumir 2 a 3 doses de álcool por dia, o efeito da elevação é perdido e o risco cardiovascular cresce.


5 – Consuma gorduras saudáveis

As gorduras presentes no azeite, azeitona, óleo de canola, nozes, avelã, castanhas, peixes ricos em ômega 3, sementes de girassol, sementes de gergelim e abacate são consideradas gorduras saudáveis e elas ajudam no aumento do colesterol bom. Por outro lado, fuja das gorduras presentes em fast-foods, doces, chocolate, manteiga, carne vermelha, entre outros produtos industrializados, pois estes aumentam o colesterol ruim.


6 – Consuma mais fibra

O consumo diário de alimentos ricos em fibras, como farelo de aveia, legumes, frutas e verduras ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol saudável. Desse modo, inclua esses alimentos na sua alimentação e tenha resultados favoráveis!


Comece a mudar os seus hábitos e consulte seu médico para mais informações!

4 visualizações0 comentário