top of page

3ª edição da FLITI movimenta Tiradentes

Feira Literária de Tiradentes que começou dia 3 e segue até dia 6 de novembro conta com apresentações literárias, lançamento de livros, exibição de filmes, recitais, oficinas de desenho, rodas literárias, contações de histórias e venda de livros a preços promocionais pelas editoras.


*Por Divulgação Imagens: Vivi Silva

Começou na quinta-feira (3) e segue até domingo (6) a 3ª edição da Feira Literária de Tiradentes, que está com uma extensa programação. São três espaços de eventos simultâneos: Arena Literária I, Arena Literária II e Exposição e Exibição de Filmes no Centro Cultural Yves Alves – CCYA. Os filmes exibidos são: Era uma vez um menino de 90 anos, em homenagem ao aniversário do escritor Ziraldo. O Menino Maluquinho 1, o filme, o Menino Maluquinho 2, a aventura e Ziraldo, era uma vez um menino.

Além desses espaços, tem ainda o Ônibus Biblioteca da FLITI que está estacionado no Lago das Mercês com contações de histórias, oficinas de desenho e recitais.


O que rolou na quinta-feira

Alguns destaques da programação foram: conversa sobre os 40 anos do livro Casos de Minas com Olavo Romano, bate-papo com Hidelbrando Pontes sobre os livros Tempo Guardado e O jardim da vovó; Roda Ilustrada com Roger Mello, Guto Lins e Demóstenes Dumond; lançamento do livro No Mundo de Flora, escrito por mãe e filha: Ana Claudia Ramos e Layla Ramos; o lançamento do livro Tarsila, uma vida doce amarga com Mary Del Priore, a mesa Direitos Humanos e Literatura, com Fernando Arosa e Penélope Martins e o lançamento do livro As Alucinações de Apolis, com Irones Paula e distribuição de livros do autor.


“Tarsila foi uma grande figura, mas, somente a partir dos anos 70. Antes disso, a vida dela foi muito difícil e sofrida. Existe pouca coisa de Tarsila em relação ao que eu queria recuperar da história dela, focando na história da mulher, mas, aqui eu começando contando a história dela”, discorre Del Priori.

Irones de Paula contou que As Alucinações de Apolis não foi divulgado, pois são histórias que não podiam ser contadas. O livro traz alucinações de um funcionário público que trabalhou para o Governo brasileiro durante anos e mostra em forma de um sonho as falcatruas, corrupção e tudo o que não deveria ser feito com o dinheiro público.


Fechando o dia, teve A vida é uma história de suspense, bate-papo com o ator e escritor Paulo Reis, apresentação musical com o Coral Entre & Vista e apresentação do espetáculo Todo mundo é igual mesmo sendo diferente, com Jujuba e Ana.


Paulo tem 50 anos de carreira como ator e diretor em teatro, televisão e cinema. “Aos 70 anos recém completados eu resolvi dar meu testemunho sobre o que vi e vivi nesse planeta durante essas sete décadas, antes que fosse tarde demais. Estou escrevendo uma trilogia de suspense. Já publiquei dois primeiros volumes e estou terminando o terceiro que lanço entre janeiro e maço de 2023. Escolhi o suspense para estrear como romancista, pois neste planeta aqui temos muito pouca certeza: a morte é certa, e a outra que a morte pode ser a qualquer momento, até mesmo agora. Então, a vida é uma história de suspense e atrai tanto a humanidade”.


Programação

A FLITI segue nesta sexta-feira (4) com uma grande programação e nomes consagrados da literatura brasileira, além de autores regionais. Veja a programação completa aqui.

FLITI

A FLITI está entre os principais eventos de difusão do livro e o incentivo ao hábito da leitura, proporcionando o contato com autores locais e do estado de Minas Gerais. A oportunidade de ler e ouvir histórias é uma importante e poderosa ferramenta de inclusão para crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência (PcD). A FLITI vem construir um novo olhar por meio da leitura e do universo literário.


“A FLITI permite um encontro de grande autores e temas e propõe-se a popularizar o livro através da democratização do acesso, fomento à leitura, à arte, à cultura, além de incentivar o mercado econômico do setor”, explica a carioca Cristina Figueiredo, idealizadora do evento. A população terá acesso a escritores locais e nacionais, editoras e livreiros.

SERVIÇO

Mais informações: https://fliti.org.br/

DATA: 03 a 06 de Novembro de 2022

LOCAL: Gramado do Santíssimo Resort, Largo das Mercês e no centro de Cultura Yves Alves, localizado no Centro Histórico de Tiradentes-MG

MAIS INFORMAÇÕES: 21 96404-9863 @flitifeiraliterariatiradentes

PATROCINADORES - New Holland, Itaú Unibanco, Cemig, Estácio e Qualicorp

5 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page