10 pilares emocionais do sucesso

“Tudo que vivemos influencia nossas emoções e nossas emoções influenciam tudo que vivemos”


Por Júnior Queiroz

Fotos Divulgação


Houve uma discussão com o cônjuge, às vezes um falou mais que devia, ou foi um simples desentendimento por perfis comportamentais opostos, e de repente, os resultados no profissional caíram. O que um tem a ver com outro? Os 10 pilares emocionais constroem a ideia de que tudo que vivemos influência nossas emoções e, em contrapartida, nossas emoções influenciam tudo que vivemos. Várias tendências sustentam essa teoria e uma delas é a tendência de que, quando estamos bem financeiramente, ficamos mais animados, surgem vontades e hobbies, queremos estar e compartilhar a vida com mais pessoas. Isso se dá porque o pilar financeiro também influencia nossas emoções e, uma vez que, nossas emoções estão sendo influenciadas positivamente, elas tendem a retribuir essa influência nas demais áreas, porém é nessa hora que o cuidado e a atenção devem ser redobrados.


Assim como o pilar espiritual, que para algumas pessoas só é lembrado quando algo ruim acontece, seja no trabalho, seja na saúde ou mesmo no conjugal. Algumas pessoas só se lembram de Deus quando “a coisa aperta” e vão direto para a bíblia em João 16:33 - “Eu disse essas coisas para que, em mim, vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. E sim, é justo e necessário buscar a palavra em tempos desafiadores, mas não se esqueça de 1 Tessalonicenses 5:18 - “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. Andar na presença de Deus é prevenção, é mais seguro que remediar em tempos escuros.


Também o pilar saúde, que muitas vezes é negligenciado durante a vida e quando é acarretado por uma doença parece que o mundo, leia-se emoções, caiu sobre a terra e, claro, emoções abaladas pressupõem pilares abalados. Por isso, a sugestão é antever e cuidar de forma preventiva, assim olhamos para os 10 pilares emocionais, sendo eles: espiritual, parentes, conjugal, filhos, social, saúde, intelectual, servir, financeiro e profissional. Precisamos cuidar com sabedoria de cada um deles, pois de forma individual eles têm a capacidade de movimentar nossas emoções, e nossas emoções por sua vez têm força total para movê-los para baixo ou para cima.


Vemos claramente essa dinâmica no Coaching Integral Sistêmico, metodologia criada pelo PhD Paulo Vieira, que demonstra a necessidade de uma vida sistêmica para sair de pequenos resultados para grandes feitos, inúmeros depoimentos chancelam essa teoria, de restaurações físicas e emocionais até resultados multimilionários. Sendo assim, cuidemos de nossas emoções cuidando de nossos pilares, vivamos de forma sistêmica para que nenhum pilar seja abalado e coloque em risco toda a nossa base.


Júnior Queiroz é Palestrante, Empresário, Master Trainer e Coach Integral Sistêmico.

5 visualizações0 comentário