Últimos dias para declarar o Imposto de Renda – Saiba como fazer isso



Você pode destinar parte do valor para manutenção do Centro de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer, em Uberlândia


O prazo para declarar o Imposto de Renda vai até o dia 31 de maio e, de acordo com a Receita Federal, ainda faltam quase 12 milhões de declarações para serem feitas. O empresário que ainda não fez pode também aproveitar o momento para ser solidário e contribuir com o Hospital de Câncer em Uberlândia.


Caso você já tenha feita o IR nos anos anteriores, você pode optar pela “Declaração Pré-Preenchida”. Dessa forma você já inicia com diversos campos preenchidos, como informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Isso será importado levando em conta a declaração do ano anterior e o trabalho já diminui muito.


Para preencher o Imposto de Renda o contribuinte precisa ter os comprovantes de todos os rendimentos obtidos nos últimos meses, além dos comprovantes de despesas próprias ou de dependentes com médicos, clínicas, planos de saúde. Com tudo isso em mãos, basta acessar baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2022) no site da Receita Federal e preencher com as informações necessárias.


São muitas informações e qualquer detalhe deixado para trás pode gerar um problema. É por isso que muitas pessoas e empresas contam com a ajuda de um contador para fazer e facilitar o processo. Vale lembrar que pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do valor do imposto pago à Receita Federal para doações, incluindo o Grupo Luta Pela Vida, que irá direcionar a arrecadação alcançada via imposto de renda para a manutenção do Centro de Cuidados Paliativos do Hospital.



Para que a doação seja feita, no caso de pessoas físicas, é necessário que a declaração seja pelo Modelo Completo e podem ser destinados parte do imposto de renda a pagar ou a restituir. Dessa forma, na doação, efetuada diretamente na declaração, o valor será calculado pelo programa da Receita Federal e será gerado um documento de arrecadação que deverá ser pago até o prazo final para a declaração. Já para as pessoas jurídicas, a contribuição pode ser realizada em qualquer mês do ano e neste caso, o recolhimento do IR deve ser regular e a tributação pelo Lucro Real.


Assim, para que a doação seja direcionada para melhorias no Hospital do Câncer, pessoas físicas ou jurídicas devem enviar o comprovante de pagamento deste documento de arrecadação para impostoir@hospitaldocancer.org.br, acompanhado de dados pessoais. Caso ainda reste dúvidas, o Grupo disponibiliza orientações passo a passo para o procedimento através do telefone (34) 2101-1937, sendo o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h ou pelo site ircontraocancer.org.

9 visualizações0 comentário